10 dicas de movimentos para incluir no ritual de skincare

Uma das últimas tendência do mundo da beleza, os cuidados com a pele nunca estiveram tão em alta! Ele é um momento especial, uma pausa na correria do dia a dia, dedicado exclusivamente para escutar o que a nossa pele tem a nos dizer. Dá para criar um verdadeiro spa em casa, e para esse momento, a dica é apostar ainda, em uma massagem facial.
Além dos movimentos serem relaxantes e aliviarem as tensões da musculatura, a massagem facial ajuda a tonificar os músculos do rosto e a potencializar o efeito dos produtos utilizados, aumentando a absorção deles na pele. Para falar mais sobre este tema, a Avon convidou a especialista em massagem facial, Alessandra Scavone, para dar algumas dicas de movimentos para você incorporar no ritual de skincare.
Mas, lembre-se: skincare começa pela limpeza da pele!
Assim, antes de iniciar os movimentos, é importante higienizar as mãos e limpar a pele com um sabonete facial, para que ela consiga absorver os produtos. Feito isso, a dica é separar a quantidade do produto que será utilizado, que pode ser um creme de tratamento diário, e aplicar no rosto, colo e pescoço, pressionando levemente a palma das mãos na pele sem espalhar ou realizar movimentos, apenas para que o produto penetre nela. “Caso sinta que a pele absorveu todo o produto em algum momento da massagem facial, você pode reaplicar para deixar a pele mais hidratada e as suas mãos deslizarem mais facilmente”, indica Alessandra Scavone.
Para dar um boost no skincare, confira abaixo 10 dicas de movimentos de massagem facial indicados pela especialista para incluir no ritual diário:
No colo, faça movimentos abrindo a região, do centro para o ombro, de modo a abrir a sua postura.
O pescoço é uma região muito importante da massagem facial. “Lembre-se do pescoço na sua rotina de skincare, porque a região sofre bastante com a ação da gravidade e dos raios solares com o passar dos anos, além de ficarmos muito tempo em posturas incorretas, olhando para baixo, no celular, por exemplo”, explica Alessandra. “Daí a importância de fazer movimentos de baixo para cima, da clavícula para o rosto, para evitar flacidez”, complementa. Esse movimento ajuda na tonificação do músculo. No pescoço, como a origem do músculo está na mandíbula, assim o creme deve ser espalhado nessa direção, com movimentos retos, da clavícula para a mandíbula.
Na região do contorno facial, entre o pescoço e o rosto, deixe os dedos indicador e médio em formato V e realize movimentos do queixo na direção das orelhas, de dentro para fora.
Na região dos lábios, também com os dedos em V, realize o movimento abrindo, dos lábios em direção as bochechas.
A bochecha é uma das regiões faciais na qual muitas pessoas acumulam tensões. Para aliviá-la, com os dedos em V, deixe a boca em formato de “O” e realize movimentos de baixo para cima, percorrendo toda a bochecha.
Ainda na bochecha, para tonificar a sua musculatura, realize um movimento com os 4 dedos da mão (menos o polegar) subindo da região mandibular em direção às maçãs do rosto, depois abra o movimento, seguindo em direção as têmporas.
No nariz, faça movimentos com as mãos das suas laterais para o seu centro.
Nos olhos será realizado um movimento circular para aliviar a tensão. Faça um movimento com a ponta do dedo médio ou anelar, do centro do rosto, contornando as sobrancelhas e depois contornando a parte de baixo dos olhos, até chegar ao ponto inicial. O primeiro movimento ajuda na suavização de rugas e o segundo ajuda a drenar, ideal para quem tem bolsas embaixo dos olhos.
Complementando a região dos olhos, a dica da profissional é deslizar os dedos do centro para fora, para abrir essa área que franzimos quando estamos contrariados. “Abra, do centro para fora, movimento contrário de quando estamos bravos e contraímos. Aperte também levemente toda a região da sobrancelha começando dentro e levando o movimento para fora”, diz Alessandra.
Na testa, realize movimentos com a ponta dos dedos de baixo para cima, das sobrancelhas em direção ao cabelo.
A massagem facial potencializa a ação dos produtos e ajuda na aparência e tonificação dos músculos da pele. Ela pode ser realizada tanto pela manhã, com o creme de tratamento diurno, como a noite, com o creme de tratamento noturno. Cada movimento deve ser repetido no mínimo 3 vezes e no máximo 10 vezes.

Compartilhar matéria no
Massagem facial