Protagonista na adoção de um modelo educacional pautado nos pilares do empreendedorismo, da inovação e da transformação Digital, o Univem, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, constituído pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, ingressa, a partir de 2020, na Era Digital.
Sob a coordenação do professor doutor Horácio Wanderlei Rodrigues, um dos nomes mais respeitados no País nos temas ligados à Educação Jurídica e ao Direito Educacional, que tomou posse na última segunda-feira, dia 16, a pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário, se alinha com o que há de mais expressivo no debate jurídico contemporâneo, possuindo agora como área de concentração o tema Direito e Estado na Era Digital.
O professor Horácio Wanderlei Rodrigues é Doutor em Direito pela UFSC com Pós-Doutorado em Filosofia/UNISINOS e em Educação/UFRGS. Professor Permanente e Coordenador do PPGD/UNIVEM e Professor Convidado do PGD/UNICURITIBA. Foi professor titular do Direito/UFSC. Membro do Instituto Iberomericano de Derecho Procesal. Sócio fundador do CONPEDI e da ABEDi. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
“Na Era Digital, caracterizada pelos avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e também denominada de Sociedade da Informação, o Direito ganha importância como instância de regulação e garantia de direitos, bem como instrumento de regulamentação das inovações tecnológicas inerentes à transformação digital, devendo ser adequadamente produzido e estudado”, destacou o coordenador professor doutor Horário Wanderlei Rodrigues
O professor doutor Horácio Wanderlei Rodrigues, um dos nomes mais respeitados no País nos temas ligados à Educação Jurídica
LINHAS DE PESQUISA
Para enfrentar o conjunto de situações envolvidas nessa realidade a área de concentração está dividida em duas linhas de pesquisa. A primeira, denominada de ‘Acesso À Justiça e Inovações Tecnológicas’, é destinada a trabalhar as questões relativas ao acesso à justiça frente à realidade decorrente da transformação digital em curso na contemporaneidade. Nesse contexto, o acesso à justiça é considerado, em especial, nos âmbitos da relação entre constituição e processo e dos métodos adequados de prevenção e solução e conflitos, bem como das inovações tecnológicas e daquelas inseridas na legislação, na jurisprudência e nas teorias específicas.
A segunda, denominada de ‘Dogmática Jurídica e Transformação Digital’, é destinada a trabalhar as questões relativas à dogmática jurídica – entendida em duplo sentido, como sistema jurídico e como conjunto de saberes constituídos sobre esse sistema – frente à realidade decorrente da transformação digital em curso na contemporaneidade. Inclui, nesse contexto, legislações, jurisprudências e teorias relativas aos Direitos Privado e Público, com uma relativa predominância desse último.
As inovações trouxeram também um novo Projeto Pedagógico do Mestrado em Direito e que será implementado já a partir de 2020. As inscrições para o processo seletivo da turma de 2020 já se encontram abertas e podem encontradas em https://www.univem.edu.br/cursos/mestrado-direito