Morreu na manhã desta sexta-feira (5) em Marília o jornalista e empresário Luiz Carlos Lopes Martins, aos 71 anos. Um infarto fulminante calou uma das principais referências do jornalismo na cidade. Martins era mantenedor do Colégio Criativo.
O corpo do jornalista será velado a partir das 16 horas desta sexta (5) na sala 4 do Velório Municipal, na avenida da Saudade. O sepultamento é neste sábado, no Cemitério da Saudade. Até a publicação deste post o horário ainda não havia sido confirmado.
Com passagem pelo 1º jornal da história de Marília, o ‘Correio de Marília’ (1928-1992), Luiz Carlos Lopes Martins ganhou projeção nacional a partir da década de 1980 como correspondente do jornal ‘O Estado de S. Paulo’ no interior paulista. Atuou até 2000.
O jornalista notabilizou-se pela cobertura permanente da conturbada reforma agrária ocorrida nos anos 1990 no pontal do Paranapanema, no extremo oeste paulista. Martins denunciou grilagens de terras e registrou diversos conflitos, com textos e fotos.
Apaixonado por fotografia, ele guardava um acervo rico em imagens sobre muitas das reportagens que redigiu para o ‘Estadão’. Luiz Carlos Lopes Martins deixa a esposa e mantenedora do Criativo, Ana Crepaldi, três filhos e seis netos.