Uma aliança que se constrói entre mulheres, baseada na empatia e no companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. A definição de “sororidade” é também aplicável para descrever o Grupo Empreender, formado em Marília no ano de 2017, a partir de um coletivo de mulheres unidas inicialmente pelo WhatsApp, idealizado pela ativista cultural e produtora de eventos, Denise Campos Justino.
A união virtual gerou uma iniciativa física, criada para estreitar relacionamentos e incentivar o empreendedorismo entre todas elas. Desde então, o grupo cresce a cada dia, focado em apoiar mulheres nesta jornada. O grupo se estruturou ainda mais com o suporte da proprietária da confeitaria Colher de Mãe, Juliana Ramos, e a consultora de beleza Daiane Trindade, que se juntaram à Denise na direção inicialmente. “Nos unimos para fomentar o empoderamento de mulheres empreendedoras através de atividades que visam informar e acolher”, explicam Denise e Juliana, as duas atuais diretoras do grupo.
Para levar a iniciativa ao próximo nível, o Empreender passou a organizar eventos, sendo alguns deles voltados para a capacitação, como palestras, que abordam temáticas desde as pessoais, como o autoconhecimento, até estratégias para melhorar seu desempenho de vendas com o marketing digital. Também trabalham com a exposição de trabalhos das participantes, com feiras já realizadas em instituições como Famema, Faip, Esmeralda e Marília Shopping. “Não trabalhamos com formação de público, mas sim aproveitando algum evento pré-existente para que possamos agregar como uma feira de empreendedorismo feminino”.
Recentemente o grupo também iniciou parceiras como a do Instituto VOCÊ – Treinamento e Desenvolvimento Humano, e o Instituto Saidneuy, que colaboram para a formação de empreendedoras cada vez mais preparadas para as adversidades que a atividade empresarial apresenta ao longo do percurso.
“Estamos sempre atentas para observar se há alguma deficiência no grupo”, pontua Juliana. “A partir dai buscamos formas de trazer o que está faltando, favorecendo o crescimento de cada uma das integrantes do Empreender”, acrescenta.
“Nossa intenção é oferecer opções para nivelar o conhecimento, criar oportunidades de negócios e incentivar o empoderamento pelo empreendedorismo, para que possamos crescer em todos os aspectos da vida”, completa Denise.
 
ACOLHIMENTO
O perfil de mulheres que compõem o grupo é bastante heterogêneo. No entanto, grande parte das mulheres que chegam ao grupo vivencia um momento de mudança na vida profissional ou pessoal. Com muita sensibilidade, o Grupo Empreender se preocupa com aspectos funcionais do empreendedorismo, sem deixar de lado o suporte emocional envolvido nestes processos, levando em conta ainda as múltiplas responsabilidades que as mulheres exercem na sociedade e também em seus lares, sempre disposto a acolher e orientar no que for necessário.
O grupo reúne profissionais de variados ramos do artesanato, gastronomia, consultoras de moda e de beleza, profissionais na área da saúde, vendedoras autônomas de cosméticos, calçados, perfumaria e bijuterias, entre outras profissionais. “Dessa forma o grupo tem potencial para se retroalimentar, sendo que uma mulher divide suas experiências com a outra, o que passou e como superou, contando ainda com os suportes profissionais que buscamos ofertar periodicamente”, afirma Juliana.
Para auxiliar nesse contexto, a coach Valquiria Luchini Saidneuy, também associada ao grupo, oferece suas habilidades para desenvolver o potencial empreendedor destas mulheres. “Trabalhamos em grupo para desenvolver competências que a pessoa precisa adquirir para conquistar aquilo que almeja, aliando-se ainda ao equilíbrio com aquilo que ela é, sua parte espiritual e física, seus valores e missão de vida”, afirma a profissional, que utiliza técnicas como a PNL (Programação Neurolinguística) e constelações sistêmicas para colaborar com as mulheres do Empreender.
 
SAIBA MAIS
Para participar do grupo é necessário concordar com o Termo de Adesão. Também é cobrada uma taxa de adesão para manutenção do grupo e as regras de convivência do grupo de WhatsApp, que visa incentivar o networking entre as participantes. Nele estão proibidas mensagens, correntes e debates sobre assuntos que fogem ao interesse do grupo. Um dia por semana, é autorizada a divulgação de propagandas.
A sede do Grupo Empreender fica na Confeitaria Colher de Mãe, na Rua Frei Jacinto, 98, Fragata. As reuniões para acolher novas associadas acontecem nas segundas-feiras à tarde. A direção do grupo está aberta a oportunidades para a realização de suas feiras e também parcerias. Os telefones de contato são (14) 98135-1388 e (14) 99601-4511.
Facebook: Empreender Marilia | Instagram: @grupoempreendermarilia.

Compartilhar matéria no