Uma das maiores feiras da indústria de base para o setor calçadista na América Latina, a Anpic, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro, em León/México, terminou com US$ 3,5 milhões em negócios gerados para empresas brasileiras. O valor está em relatório da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), que por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de internacionalização do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoveu a participação de 21 empresas verde-amarelas.
O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que o resultado da participação é quase quatro vezes maior do que o registrado na mais recente edição, em 2021. “A performance corrobora o bom momento das exportações do setor brasileiro de componentes para couro e calçados, principalmente para países da América Latina”, avalia o gestor, ressaltando que, hoje, dos dez principais destinos dos produtos brasileiros no exterior, seis são latino-americanos. “Especificamente para o México, nos nove primeiros meses do ano exportamos o equivalente a US$ 5,3 milhões em componentes brasileiros, 30% mais do que no mesmo período do ano passado”, informa. A participação brasileira na feira mexicana fez parte do projeto MPE Exportadora, que em parceria com o Sebrae, através da ação Integra Moda, busca ampliar e qualificar as exportações de micro e pequenas empresas do setor de componentes.

Anpic
Na sua 60ª edição, a Anpic reuniu mais de 300 expositores e recebeu mais de 9 mil visitantes de cerca de 30 países, a maior parte deles da América Latina. Participaram, com o apoio do By Brasil Componentes, Machinery and Chemicals, as empresas brasileiras Maquetec, Kisafix, Magma, Altero, RR Componentes, Alyni’s, Comprofan, Difer, Free Saltos, Gelprene, Gradus, Injepol, Maquetec, Miroeva, Monato, Palagi, Polly Química, Sud Leather, Usicon, Usitec e Wiva Bordados.

Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Compartilhar matéria no
No México, feira de componentes gera US$ 3,5 milhões para brasileiros