Com a chegada do inverno no Brasil, aumenta a incidência de algumas doenças como gripe e resfriado. Segundo o Ministério da Saúde, o aumento dos casos geralmente acontece entre os meses de abril e outubro, variando de acordo com a região, sendo entre abril e junho o inverno mais rigoroso no Norte e Nordeste, e de junho a outubro no Sul e Sudeste brasileiro.
E para se proteger nesses períodos do ano, é importante estar com a imunidade em dia. Segundo Andrea Takayama, nutricionista da OAKBERRY, rede de alimentação saudável com foco em açaí, “a alimentação equilibrada sempre será a maior aliada da saúde, já que pode contribuir diretamente na prevenção de doenças.”
Alguns alimentos agem diretamente na imunidade e consumí-los em dias mais frios pode ser uma boa estratégia para evitar o contágio de algumas doenças. “Um deles é o próprio açaí, que por consumirmos gelado, na maioria das vezes, acabamos o evitando no inverno. Mas a fruta é rica em nutrientes que ajudam a potencializar a imunidade e deve ser considerada”, explica Andrea.
A profissional ainda listou outros três benefícios do alimento para que esteja presente no cardápio brasileiro até mesmo no inverno.
Confira:
- Rico em antioxidantes
Os responsáveis por proteger as células do corpo e agir diretamente no sistema imunológico, protegendo de organismos nocivos externos. Além de possuírem alta capacidade de proteger as células sadias dos radicais livres, ajudando também na regeneração muscular e fortalecimento do corpo, de forma geral. - Bom funcionamento metabólico
Por ter uma boa concentração de gorduras boas, a fruta é altamente energética. E quando consumida de maneira correta, contribui diretamente com o bom funcionamento do metabolismo, auxiliando até mesmo quem deseja emagrecer. - Fonte de Vitamina B
É rico em vitaminas do complexo B, que são importantes para o metabolismo celular, uma vez que ajuda no funcionamento do sistema nervoso. Além disso, também garante o bom funcionamento das funções do coração, olhos e até mesmo a pele.
Sobre a OAKBERRY
A OAKBERRY nasceu em 2016 para atender a um nicho de mercado ainda pouco explorado, o fast food saudável. O portfólio da rede apresenta bowls e smoothies de açaí em três tamanhos, mais de 15 toppings e algumas opções extras – desde os mais básicos como banana, granola de castanha e mel até chia, whey protein, pasta de amendoim e paçoca sem açúcar. Atualmente a rede conta com unidades no Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, China, Austrália, Peru, Espanha, Portugal, Malta, Chile, Qatar, Israel e Croácia, somando mais de 350 operações. Há planos de expansão para todas as regiões do Brasil e também para outras áreas do exterior. Com investimento inicial de R$300 mil, a rede faturou R$100 milhões em 2020.