Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a pandemia proporcionada pela Covid-19, rotarianos de 10 cidades da região centro-oeste do interior paulista se reuniram no início da semana, para um interclubes cujo tema principal foi: Perspectivas da Covid-19, com o médico infectologista da Faculdade de Medicina de Marília, Flávio Trentin Troncoso, que transmitiu uma série de conhecimentos específicos sobre a doença, bem como questões importantes de serem do conhecimento de pessoas formadoras de opinião, como são os casos dos rotarianos. “Foi um encontro muito oportuno e bem esclarecedor”, definiu a funcionária pública, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, anfitriã do encontro com 15 clubes rotários de Marília e região.
Durante aproximadamente 60 minutos Flávio Trentin Troncoso explicou os princípios do vírus, forma de atuação e principalmente a questão do contágio. “As evidências disponíveis atualmente apontam que o vírus causador da Covid-19 pode se espalhar por meio do contato direto, indireto (através de superfícies ou objetos contaminados) ou próximo (na faixa de um metro) com pessoas infectadas através de secreções como saliva e secreções respiratórias ou das gotículas respiratórias, que são expelidas quando uma pessoa tosse, espirra, fala ou canta”, explicou o médico e professor especializado. “As pessoas que estão em contato próximo (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem pegar a Covid-19 quando essas gotículas infecciosas entrarem na sua boca, nariz ou olhos”, demonstrou com facilidade por ser especializado no assunto.
Na apresentação que fez, através de plataforma eletrônica de conversação, Flávio Trentin Troncoso deixou claro que a Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. “Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés”, mostrou o especialista que foi muito claro e objetivo em todos os detalhes apresentados. “Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves”, comparou.
Por ser um encontro rotário envolvendo muitas pessoas de diversas cidades do interior paulista, não foi possível muita interação entre o convidado e os rotarianos, porém, ficou explícito que a maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. “Uma em cada seis pessoas infectadas por Covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar”, falou. “As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes”, alertou. “No entanto, qualquer pessoa pode pegar a Covid-19 e ficar gravemente doente”, destacou ao fazer o alerta para os devidos cuidados e as mudanças de comportamento social e pessoal, colocando a vacina como inevitável para combater a doença.
Participaram rotarianos das cidades de: Marília, Bastos, Bauru, Dracena, Garça, Lucélia, Piratininga, Presidente Prudente, Tupi Paulista e Vera Cruz. Da cidade de Marília participaram os rotarianos dos clubes: Marília-Coroados, Marília de Dirceu, Marília 4 de Abril, além do Marília-Pioneiro, enquanto que de Bauru estiveram: RC de Bauru-Norte, Bauru-Vitória Régia e Bauru-Aeroporto; Da cidade de Presidente Prudente, participaram: o RC de Presidente Prudente-Leste e Presidente Prudente-Rosa dos Ventos, além dos jovens participantes do Rotaract Club de Marília-Pioneiro.

Compartilhar matéria no
Perspectivas da Covid-19 são apresentadas em evento rotário