Ninguém entra em um relacionamento pensando em terminar. Mas lá no fundo, principalmente nos mais recentes, sempre fica aquele questionamento: será que dessa vez vai? Quanto tempo vai durar? Fomos feitos realmente um para o outro?
Essas perguntas são extremamente difíceis de serem respondidas. Uma bola de cristal ajudaria muito – se elas realmente funcionassem. Nossa aposta aqui é na Ciência. E um estudo de 2015 pode nos ajudar com essa questão.
Uma equipe interdisciplinar da Universidade do Sul da Califórnia treinou um algoritmo de computador que pode prever o sucesso conjugal de um casal. De acordo com os pesquisadores, a máquina teve uma impressionante taxa de acerto de 79%.
Os cientistas perceberam que a chave de relacionamentos duradouros é a comunicação. Não somente o conteúdo, mas a forma também. Ou seja, não basta analisar as palavras. Tão importante quanto elas são o tom de voz e a maneira que você fala.
Como eles fizeram essa pesquisa
- A equipe gravou centenas de conversas de mais de cem casais durante sessões de terapia.
- Esses casais foram acompanhados ao longo de dois anos e, depois, os cientistas monitoraram o estado civil deles pelos próximos cinco anos.
- O algoritmo dividia as gravações por características acústicas, usando técnicas de processamento de fala.
- Isso incluía o tom, a intensidade, a “tremulação” e até mesmo o “brilho” na fala de cada pessoa.
- Eles também analisaram o impacto de cada fala no companheiro – e a reação do outro em relação a ela.
- Casais que adotavam um tom de voz mais agressivo ou quando os dois usavam um tom mais autoritário não duraram muito tempo.
“Psicólogos e pesquisadores sabem que a maneira como os parceiros falam e discutem problemas tem implicações importantes para a saúde de seus relacionamentos. No entanto, a falta de ferramentas eficientes e confiáveis para medir os elementos importantes nessas conversas tem sido um grande impedimento em seu uso clínico generalizado. Essas descobertas representam um grande passo à frente para tornar a medição objetiva do comportamento prática e viável para terapeutas de casais”, disse Brian Baucom, um dos autores do estudo.
O mercado e o tom de voz
Hoje, 9 anos depois, essa mesma técnica tem sido usada por algumas empresas dentro do Marketing e da Publicidade. A ideia é entender melhor os sentimentos dos consumidores e personalizar campanhas e estratégias, ao detectar padrões de voz que indicam frustração, satisfação ou confusão.
É a proposta de uma startup gringa chamada Cogito. A empresa usa um software de inteligência emocional em tempo real que incorpora IA e aprendizado de máquina para analisar chamadas de voz e ajudar os call centers a interagir melhor com seus clientes.
O algoritmo grava e analisa pontos das conversas, como a velocidade e as pausas durante o diálogo, mede a compaixão e a fadiga na voz do agente, além do tom de voz dos dois, além de identificar palavras-chave ditas pelos clientes.
No final de tudo, a Cogito sugere onde a empresa pode melhorar para cativar seu público-alvo.
Portanto, seja no mercado ou em nossa vida pessoal, o tom de voz e a maneira que falamos podem definir um relacionamento duradouro ou um novo cliente.
As informações são do The News – Waffle.
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