O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, ligado a Secretaria de Direitos Humanos, e a Universidade de Marília (Unimar), através do curso de Publicidade e Propaganda, Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX) e o Departamento de Relações Internacionais (DRI), divulgaram os nomes dos personagens que compõem a Turma do Conselho, que tem como objetivo representar a diversidade em ações de combate ao racismo. Os seis personagens que compõem a Turma do Conselho foram criados pelos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília. Todos atuantes, formadores de opinião e que acreditam na união para transformar o mundo. Os nomes após eleição que envolveu toda a cidade, em que foram disponibilizados três nomes para cada personagem e a escolha se deu mediante voto popular. São eles:

  • Fred tem 19 anos e representa os descendentes europeus. Ele é acadêmico do curso de Educação Física da Unimar, por meio do Projeto Bolsa Atleta, e acredita que o esporte rompe barreiras.
  • Samir, com 20 anos, representa o Oriente Médio. É um refugiado da guerra civil no Iêmen e que deseja cursar medicina, mesmo possuindo dificuldade para aprender o português.
  • Ayana tem 22 anos e é afrodescendente. Ela é uma estudante de fisioterapia da Unesp que entrou pelo sistema de cotas e quer desenvolver a auto-estima das crianças em sua comunidade através da dança.
  • Naomi, com 21 anos, representa a descendência japonesa. Ela é estudante de Mecanização em Agricultura de Precisão na Fatec e vê a educação como acesso a novas possibilidades.
  • Leo, tem 22 anos e é o representante da comunidade LGBTQI+. Ele é estudante de Administração da Unimar, por meio do FIES, possui ótimo relacionamento com a família e defende a inclusão.
  • Raíra, com 22 anos, é a representante da comunidade indígena. Ela é da Aldeia Indígena Vanuíre, em Tupã, e cursa enfermagem da Famema através das cotas raciais, sendo que seu maior sonho é usar este conhecimento para cuidar de seu povo.
    O Projeto foi idealizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o objetivo de envolver toda a população mariliense e de forma lúdica conscientizar sobre a importância da interação e do respeito entre todos. A Vice-presidente do Conselho, Marilis Custódia de Lima Machado, destacou durante a live a importância da parceria. “Eu agradeço a participação de todos, é uma parceria muito importante e sem vocês o Conselho não teria esta força para enfrentarmos a todos desafios”, afirma.
    De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, a Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, é uma honra integrar um Projeto tão importante para a comunidade. “Quero agradecer ao convite, porque esta iniciativa do Conselho tem feito a diferença em nossa comunidade. A Unimar possui inúmeras parcerias com a Prefeitura de Marília, especialmente com o curso de Publicidade e Propaganda, em que nós desenvolvemos campanhas de conscientização, com uma série de ações. Reforço que somos parceiros e nos colocamos à disposição para ajudar em todos os projetos sociais, porque para nós é uma honra participar de iniciativas que engrandecem a sociedade”, diz. Ainda segundo a Pró-reitora, apoiar a comunidade é uma das mais importantes missões da Universidade de Marília. “Os cursos estão se remodelando, passando por mudanças significativas nas matrizes pedagógicas e este é um momento que devemos aproximar, ainda mais, o aluno com a comunidade para o desenvolvimento de novas habilidades. A pandemia acelerou este processo, porque quando você coloca o acadêmico como protagonista em uma campanha como esta, é muito mais válido que uma disciplina eminentemente teórica. É nisso que acreditamos, a importância de sair dos espaços da sala de aula e servir a comunidade. Por isso que falamos que Marília é a terra da Unimar, porque é para a cidade que nossa Universidade existe”, complementa.
    Segundo a coordenadora do curso, a Prof. Ma. Débora Massarollo Otoboni, os personagens representam o nosso país e foram inspirados nos personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. “É com muito orgulho que faço parte deste projeto tão rico e necessário para a nossa sociedade. A gente não faz nada sozinho e para crescermos precisamos da união que engrandece qualquer ideia, que reforça e fortalece, assim, quando recebemos o convite aceitamos de pronto, principalmente por causa deste momento em que acompanhamos tantos casos de injúrias, porque infelizmente é uma demanda latente e crescente que precisa que toda a sociedade se posicione”, destaca. As ações de Combate ao Racismo contam, também, com a participação do NIPEX e do DRI. Para a coordenadora, a Prof. Dra. Walkíria Ferrer, é sempre uma felicidade integrar projetos que visam o apoio à comunidade. “O NIPEX e o DRI foram convidados a participar desta atividade, junto ao curso de Publicidade e Propaganda, e foi muito gratificante poder compartilhar com as atividades e estar com vocês durante todo este processo, que é voltado para o bem do próximo”, ressalta.
    O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é um órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos. De acordo com o Secretário, Delegado Wilson Damasceno, o projeto é mais uma ação nesta luta que visa a igualdade racial. “Trata-se de mais um passo importante dado pelo Conselho para o envolvimento da população na busca da cultura de igualdade racial, tanto quanto a população afrodescendente quanto às demais comunidades que promovem o desenvolvimento do Brasil. Deixo aqui a minha gratidão à Unimar por manter sempre as portas abertas para parcerias com a Prefeitura nas ações sociais”, destaca.

Compartilhar matéria no
População escolhe nome dos integrantes da Turma do Conselho