A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, está dando sequência à Operação Inverno, que está em vigor desde o último dia 15 de maio, com objetivo de atender aos moradores de ruas, em especial nesses dias de temperaturas muito baixas.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está desenvolvendo um trabalho de busca e orientação de moradores em situação de rua, através das equipes de abordagem social, que ainda não foram para os abrigos oferecidos pelo poder público municipal, para que aceitem a ajuda para se protegerem do frio, principalmente nas madrugadas.
Mesmo com a pandemia da Covid-19, os serviços foram mantidos, porém com limitação de vagas, como são os casos da Casa Cidadã e do Centro Pop.
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, todas as pessoas em situação de rua são abordadas diariamente pelas equipes capacitadas para fazer este tipo de atendimento.
“Além de atendermos à demanda de pessoas em situação de rua, que aumentou muito por conta da pandemia, nossa preocupação também é com essa população neste período de temperaturas baixas. Por isso reforçamos a orientação para que aceitem ir para os abrigos, ficando assim protegidas do frio, que deve ser muito rigoroso nos próximos dias”, disse a secretária.
A Casa Cidadã, que fica na rua Paraíba, 674, no bairro Banzato, zona leste da cidade, funciona todos os dias, das 18h às 7h, disponibilizando banho, jantar, pouso e café da manhã.
Já o Centro Pop, localizado ao lado do Camelódromo, na região central da cidade, funciona das 8h às 17h, fornecendo orientações, kits de higiene pessoal, lavagem de roupas e vale para almoço no Bom Prato. As equipes de Abordagem Social podem ser acionadas pelos telefones (14) 98111-8291 ou (14) 98111-7920, de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 12h. “Durante essa Operação Inverno, a Casa Cidadã atende em qualquer horário entre 18h e 7h, acolhendo assim os moradores de rua para que fiquem protegidos do frio”, afirmou Wania Lombardi.

Nota da Redação
Apesar do esforço dos responsáveis e integrantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o Prefeito Daniel Alonso gasta milhões em terceirizações lucrativas mas não investe um mínimo em sistema de aquecimento na “Casa Cidadã” (imagine se não fosse) para atender as pessoas vulneráveis, que passam frio, ainda mais com a previsão de temperaturas muito baixas nos próximos dias. É o mínimo que Alonso poderia fazer em nome das pessoas menos favorecidas, uma vez que o município tem sobra de dinheiro para desperdiçar com coisas menos importantes. Sem falar que no calor contam com míseros ventiladores. Um grande descaso.

Porém, a prefeitura gasta com tantos coisas fúteis mas não faz o mínimo pelos vulneráveis no frio.
Ao menos instalar ar condicionado quente, que daria a garantia de aquecimento nas baixas temperaturas

Compartilhar matéria no
Prefeito Daniel Alonso gasta milhões com terceirizações lucrativas, divulga acolhimento mas não investe em aquecedores a vulneráveis
Serviços de Assistência e Desenvolvimento Social, como Casa Cidadã e Centro Pop, estão à disposição dessa população