Quem não conhece os jogos do Atari? Ou já tenha solicitado ‘xerox’ em vez de fotocópias de seus documentos? Há quem tenha aberto sua primeira conta de e-mail pela Yahoo! e de redes sociais pela MySpace; ou mesmo alugado muitos filmes pela Blockbuster.
Antes gigantes em seus mercados, Atari, Xerox, Yahoo!, My Space, Blockbuster e outras tantas pelo mundo afora faliram ou foram extremamente desvalorizadas por um motivo ainda persistente nas empresas: a falta de inovação.
O fracasso de negócios que pareciam tão sólidos serve de alerta para quem ‘estacionou’ em estratégias de gestão e que precisa sobreviver em mercados acirrados, com concorrentes cada vez mais preparados para a ‘ultrapassagem’ o quanto antes.
“Não dá para esperar a inovação a cada cinco anos, mas de 30 em 30 dias. A velocidade da inovação está muito alta”, afirmou José Luis Leite, sócio-diretor da Mercosistem, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas e consultoria para gestão empresarial.
 
BREQUE DE GESTÃO
Entre os fatores que mais têm contribuído para o estacionamento de empresas atualmente estão o pé no breque na busca por novos conhecimentos, a escassez em investimentos em tecnologias, a falta de mão de obra especializada e comprometida, além da autoconfiança exagerada no próprio produto ou serviço.
Há ainda empresários que preferem justificar a falta de iniciativa em fatores externos como a incerteza dos rumos da economia, a complexidade tributária e o medo puro e simples da mudança, por não saber mensurar o quanto isso vai pesar no bolso.
“Ainda persiste a cultura de que a mudança é algo caro para empresa. A verdade é que o investimento em tecnologia hoje está muito mais acessível e customizado seja para uma grande indústria ou para uma loja simples do bairro”, comparou José Luís Leite.
 
DECISÃO
O empresário precisa decidir qual é o melhor caminho de inovação a partir de uma nova mentalidade que as mantenham em permanente processo de transformação. “Inovar não importa o quê. Importa é que você esteja inovando todos os dias”, frisou.
Ele recomenda que o empresário, uma vez que defina para onde pretende seguir, busque a consultoria de empresas que promovam a inovação “através de soluções eficientes com um ERP completo, atualizado e suporte especializado”.
“Não há mais outra saída neste mundo cada vez mais tecnológico em suas relações comerciais e sociais: a inovação é o destino inevitável de quem pretende se manter no mercado”, alertou José Luis Leite. “Acabou o tempo do estacionamento do próprio negócio”.
 
SAIBA MAIS
Consulte a Mercosistem em sua sede, na avenida Santo Antonio, 483; pelo (14) 3402-8484; pelo www.mercosistem.com.br, pelo canal no Youtube ou pelas redes sociais (Facebook e Instagram).

Compartilhar matéria no