Incidente ocorreu há dois anos, com o trabalhador ficando ferido gravemente
Em um incidente ocorrido em 2021 na fábrica da Tesla em Austin, Texas, um engenheiro de software sofreu ferimentos graves ao ser atacado por um robô defeituoso enquanto trabalhava no chão da fábrica. Segundo informações do jornal The Information (reforçadas por outros veículos de imprensa internacionais que tiveram acesso a relatórios de lesões ocorridas na empresa), o robô, destinado a manusear peças automotivas de alumínio, surpreendeu o engenheiro e assustou a todos ao redor.
O trabalhador estava ajustando o software dos robôs que, segundo os relatos, já estavam desativados para o procedimento. Porém, um deles permaneceu ativo, prendendo o rapaz contra uma superfície, ferindo-o com suas garras metálicas nas costas e no braço.
Depois que outro trabalhador apertou um botão de parada de emergência, o engenheiro escapou do alcance do robô, caindo alguns centímetros em uma rampa projetada para coletar sucata de alumínio. A Tesla não se pronunciou sobre o evento até o momento.
Relatos de insegurança na Tesla
O incidente se soma a uma série de relatos de condições possivelmente inseguras na Gigafábrica da Tesla no Texas, incluindo uma alta taxa de lesões em comparação com a média da indústria automotiva. Funcionários atuais e antigos apontaram economia em medidas de segurança e construção, bem como pressão por produção rápida como fatores contribuintes para os riscos.
Uma análise realizada pelo The Information apontou para uma proporção de quase um em cada 21 trabalhadores da fábrica Giga Texas da Tesla se ferindo no trabalho em 2022. Algo consideravelmente acima da taxa média da indústria (de um em cada 30 trabalhadores).
O relatório do The Information também mencionou outros incidentes graves, como trabalhadores adoecendo devido à exposição a substâncias tóxicas, acidentes com equipamentos pesados e uma explosão causada por água entrando em contato com alumínio fundido.