A energia solar fotovoltaica e a eólica continuam a ser as fontes mais baratas de nova capacidade de geração de eletricidade na Austrália, mesmo quando os custos de integração das energias renováveis estão incluídos, de acordo com o relatório final 2020-21 GenCost, divulgado hoje.
A cada ano, a agência científica nacional da Austrália, CSIRO, e o Australian Energy Market Operator (AEMO) consultam as partes interessadas da indústria para estimar o custo de geração de eletricidade para novas usinas de energia na Austrália por meio de seu relatório GenCost.
O relatório deste ano usou uma abordagem nova e mais precisa para analisar o custo das energias renováveis como a solar e a eólica, para incluir custos adicionais de ‘integração’, como armazenamento e nova infraestrutura de transmissão, e ainda descobriu que a energia solar e eólica continuam sendo as fontes mais baratas de novos – construir geração de eletricidade.
O economista-chefe de energia da CSIRO, Paul Graham, disse que uma versão preliminar do relatório, divulgada para as partes interessadas em dezembro de 2020, foi aprimorada para refletir o feedback sobre o impacto da variabilidade do clima no aumento desses custos de integração.
“O relatório final aborda esse feedback: nossa análise dos custos de integração de renováveis agora inclui um maior reconhecimento da variabilidade climática deste ano a ano e o impacto que isso tem sobre a demanda e o fornecimento de eletricidade”, disse Graham. “Pegamos os custos de integração do mais alto de nove anos climáticos históricos.”
As partes interessadas pediram que a análise reconhecesse que as baterias estão alcançando vidas mais longas antes de precisarem ser substituídas e custando menos, o que significa que os custos de armazenamento das baterias são menores do que se pensava anteriormente.

Este relatório conclui que:
· A energia solar e a eólica continuam a serem as fontes mais baratas de eletricidade recém-construída.

· Os custos da bateria caíram mais em 2020-21 em comparação com qualquer outra geração ou tecnologia de armazenamento e estima-se que continuem caindo. Os custos mais baixos de armazenamento da bateria sustentam a competitividade de longo prazo das energias renováveis.

· A hidrelétrica bombeada também é importante e é mais competitiva quando são necessárias durações mais longas de armazenamento (acima de oito horas).

· A nova abordagem é um modelo do sistema elétrico que otimiza a quantidade de armazenamento necessária e também inclui despesas adicionais de transmissão.

· Relatórios anteriores adicionaram valores arbitrários de custos de armazenamento e não incluíram transmissão ou outros custos.

Este relatório inclui eletrolisadores de hidrogênio pela primeira vez e descobre que o hidrogênio está seguindo uma trajetória semelhante para energias renováveis mais estabelecidas.

Com o aumento do interesse na implantação global e muitos projetos de demonstração em todo o mundo, são esperadas reduções substanciais de custos em tecnologias de hidrogênio nas próximas décadas.

Compartilhar matéria no
Relatório confirma que energias renováveis ainda são as mais baratas para se obter