A Inteligência Artificial (IA ou AI, na sigla em inglês), consiste em uma área de estudo da ciência que tem como objetivo desenvolver equipamentos capazes de tomar decisões similar à mente humana e de forma autônoma. Baseado nesse conceito foi criado o primeiro aparelho auditivo com Inteligência Artificial, que chega ao mercado brasileiro pelo Grupo Microsom e já está disponível em Marília na AMA Marília, representante exclusiva do Grupo Microsom na cidade.
O lançamento reuniu médicos e outros profissionais da saúde no Restaurante Le Marché, ocasião na qual os convidados puderam assistir a uma palestra sobre as funcionalidades do Via AI e também desfrutaram de um delicioso jantar.
VIA AI
Assim como as novidades mais high tech do mercado, o Via AI não foi criado para ser somente um aparelho auditivo, mas sim para ser um “wearable”, ou seja, uma tecnologia vestível, assim como os smartwatches, smartbands e óculos de realidade aumentada, como o Google glass.
Entre as funções inovadoras destacam-se a capacidade de traduzir até 27 idiomas, rastreador de atividades físicas e rastreador de atividades cognitivas, com dados que podem ser compartilhados com seu educador físico, fisioterapeuta ou médico.
“O Via AI traz recursos que oferecem mais segurança e qualidade de vida ao usuário”, explicou a palestrante da noite, fonoaudióloga e gerente de produto do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.
No quesito segurança, destaca-se o exclusivo Sensor de Quedas do aparelho. “Ele emite um alerta a três contatos pré-cadastrados caso o 40 As proprietárias da AMA, Luciana Gandra da Rocha e Rejane Pegolo Vânia Coelho, Maria do Carmo Branco, Catiane Silva, Rejane Pegolo e Luciana Gandra 41 usuário caia. Estas pessoas receberão um alerta com a localização onde se encontra a pessoa”, explica Maria. “É um recurso especialmente importante para indivíduos idosos, população com maior índice de perda auditiva e está mais suscetível a eventuais quedas”.
O Sensor de Quedas possui ainda a capacidade de aprimorar seu desempenho conforme o tempo de uso e perfil do usuário. “Se por ventura não houve a queda, o usuário pode cancelar o envio do alerta para os contatos. O equipamento, que possui diversas funcionalidades integradas com um app no celular, vai então enviar um questionário para que o usuário especifique o que aconteceu e o aparelho vai ‘aprender’ o que fez de errado, melhorando assim o seu desempenho futuro. Isso é a Inteligência Artificial”, completa a fonoaudióloga.
Além disso, o aparelho possui um botão externo que pode ser configurado como um botão de alerta geral, que emite uma mensagem aos contatos caso o paciente necessite de ajuda ou passe por uma emergência. “Isso se torna útil no dia a dia de qualquer usuário, como por exemplo uma jovem que sai de casa mas se sente em uma situação de perigo.
Discretamente, ela pode acionar esse botão de alerta, que envia a mensagem para seus contatos – inclusive com a localidade da usuária”, destaca Maria.
No quesito tecnologia, o equipamento possui qualidade sonora superior em virtude de novos algoritmos que reduzem o ruído de fundo e otimizam o som de fala. “Isso é muito importante para que o usuário consiga escutar bem e com mais conforto, o que é, afinal, sua principal função”, finaliza.
SAIBA MAIS
Conheça esses e muitos outros recursos do VIA AI – na Ama Marília, representante exclusiva do Grupo Microsom que fica na Rua Alvarenga Peixoto, 90, Jardim Maria Izabel. Os telefones de contato (14) 3367-2022, (14)33672023 ou (14) 991253938.