O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, acontece neste sábado, dia 15, quando todas as unidades de saúde de Marília estarão abertas das 8h às 17h – a cidade conta com 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 41 USFs (Unidades de Saúde da Família).
A cerimônia oficial do Dia D acontecerá na UBS Cascata, que fica na rua Cláudio Manoel da Costa, 31, no bairro Cascata, zona leste da cidade.
A campanha, que é realizada simultaneamente em todo o país, começou oficialmente na segunda-feira, dia 10, e irá até o próximo dia 13 de março, tendo como público alvo crianças a partir de 5 anos até jovens de 19 anos.
O objetivo da campanha, de acordo com a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Renata Rodrigues Plácido, é a proteção da população contra o sarampo, possibilitando a interrupção da circulação do vírus.
“Esta será uma campanha seletiva, ou seja, para atualização da carteirinha. Será específica de sarampo, sendo que na hora será avaliada a carteirinha de vacinação. Caso a pessoa na faixa etária de 5 a 19 anos já tenha recebido as duas doses da imunização contra o sarampo, não será vacinada novamente”, disse Renata Plácido.
Conforme o calendário nacional de vacinação prevê, a aplicação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é feita aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.
“Ao chegar à unidade mais próxima de sua residência, a pessoa apresentará a carteirinha de quem teoricamente for receber a vacina e, após a análise, será vacinada ou não. Quem já tomou a vacina com um ano e o reforço com um ano e três meses já está imunizado”, afirmou a responsável pelo Programa Municipal de Imunização.
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que a população procure a unidade mais próxima da residência neste sábado (15), levando a carteirinha de vacinação e o cartão SUS da pessoa, facilitando assim o atendimento.
De acordo com o balanço parcial divulgado na quinta-feira, dia 13, pela Secretaria Municipal da Saúde, 244 pessoas compareceram às unidades de saúde, sendo que apenas 11 precisavam ser vacinadas, sendo quatro na faixa etária de 10 a 14 anos e sete entre 15 e 19 anos – na faixa etária de 5 a 9 anos ainda não houve nenhuma vacina aplicada.