A Santa Casa de Marília iniciou ontem e realiza ainda hoje, das 10h às 12h e das 18h às 19h30, pedágio com os funcionários dentro da programação do Outubro Rosa, o mês de prevenção e combate ao câncer de mama.
Orientações estão sendo passadas aos colaboradores da unidade hospitalar filantrópica mariliense, inclusive com a “mama amiga” e imagens, com o intuito de alertar para a importância do autoexame na mama e do encaminhamento de pessoas para atendimento médico o mais rápido possível em casos de detecções de anormalidades na mama. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam consideravelmente.
A campanha
A programação do Outubro Rosa teve início no dia 3. Na oportunidade, o médico mastologista Carlos Alberto Giandon ministrou palestra sobre “Câncer de Mama”.
No dia 10, a profissionais da Santa Casa de Marília desenvolveram ação externa na Spiltag. Na oportunidade, informações importantes sobre prevenção e combate ao câncer de mama foram passadas aos funcionários da indústria de embalagens.
Vídeo com informações sobre o Outubro Rosa e imagens de mamas com alterações foram exibidos. A importância de se fazer o autoexame e de procurar um médico em caso de alguma anormalidade na mama foram passados aos colaboradores da Spiltag, que também puderam tirar suas dúvidas.
No próximo dia 25, às 10h, no salão de reuniões, a psicóloga Thassiane Neves destaca “Importância do autocuidado e aspectos psicológicos do câncer de mama”.
E encerrando as atividades do Outubro Rosa, o médico cirurgião plástico Fábio Pierucci enfatiza “Reconstrução da mama”, às 10h do dia 31. Na sequência, a profissional Franciele Silva ministra palestra sobre “Camuflagem estética reparadora”.
Para chamar a atenção para o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, os prédios da Santa Casa de Marília e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” estão iluminados na cor rosa.