Com mais de 5,5 milhões de associados em todo o Brasil, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do País, segue o plano de expansão no estado de São Paulo e inaugura uma nova agência no município de Rancharia.
Com 742 metros quadrados, o novo ponto de atendimento, localizado na Avenida Dom Pedro II, 584, segue o conceito de ambientação arquitetônica do Sicredi, e busca atrair novos associados – reforçando ainda mais um dos diferenciais da instituição financeira cooperativa: o relacionamento. O espaço, que será inaugurado no dia 24 de fevereiro, conta ainda com área coworking destinada tanto para associados quanto para a comunidade.
Com a inauguração, a Sicredi Centro Oeste Paulista chega a 17 agências nos municípios da área de atuação. “Queremos que cada vez mais pessoas conheçam os diferenciais do Sicredi em relação às soluções financeiras oferecidas e ao relacionamento próximo, mas também, que experimentem a força do cooperativismo de crédito para a promoção do desenvolvimento econômico e social tanto dos associados quanto das comunidades”, analisa o presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista, João Alberto Salvi.
Nos municípios onde está presente, o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 5,6% e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, segundo dados da pesquisa “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). “A pesquisa feita pela FIPE fez revela que os negócios que uma cooperativa de crédito faznão geram resultados somente para a instituição. Elas dão resultado para os associados e para a comunidade e, assim, o ciclo virtuoso se forma”, comenta Ildo Wilde, diretor executivo da cooperativa.
Cooperativas X Bancos
As instituições financeiras cooperativas oferecem os mesmos serviços financeiros de bancos tradicionais. O grande diferencial é que os associados são donos do negócio e participam ativamente da gestão da cooperativa durante as assembleias. Por serem associados, e não clientes, eles recebem de volta parte do resultado positivo da instituição. “O principal objetivo de uma cooperativa de crédito não é garantir o lucro, mas trabalhar para propor as melhores soluções financeiras ao associado”, ressalta o presidente, João Salvi. Os resultados positivos gerados retornam ao cooperado de acordo com a movimentação financeira. Além disso, os recursos aplicados nas instituições financeiras cooperativas ficam na região de atuação de cada cooperativa, movimentando a economia local, por meio das linhas de crédito.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.200 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.