Pessoas com propostas de novas ideias empreendedoras estão sendo convidadas pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília para fazerem parte de um conselho entre as chamadas “startups”, no sentido de se organizarem com foco no empreendedorismo. “Queremos reunir aquelas pessoas que estão com boas ideias e orienta-las”, disse o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, que acredita na participação de inúmeros interessados. “Será um grupo com foco no crescimento e será pioneira na inovação regional entre os empreendedores de base tecnológica”, disse Raphael Zanon Rodrigues, atual vice- coordenador do Departamento sobre Processo de Inovação e que vem conversando com pessoas com interesse em se organizar de forma coletiva.
De acordo com o vice coordenador a formação do conselho visa promover a troca de experiências e boas práticas e estimular a discussão sobre a cultura empreendedora e a nova forma de fazer negócios, envolvendo parcerias e a boa relação entre o público e privado. “Queremos fomentar o empreendedorismo em longo prazo”, disse o dirigente da associação comercial que, também acredita num bom número de participantes. Dia 24, quinta-feira, acontecerá um encontro neste sentido, quando os interessados conhecerão as propostas e as intenções do novo conselho a ser criado. “Ainda não decidimos como será realizado o encontro que pode ser híbrido”, falou o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, empolgado com a possibilidade.
Para Raphael Zanon Rodrigues este grupo a ser formado terá como base o olhar inovador. “Será um desafio reunir pessoas que querem discutir a possibilidade de novos cargos e trabalhos dentro desta área, ou remodelar o modelo atual”, comentou ao se aprofundar na discussão dos temas a serem colocados aos participantes. “O desejo é fazer com que novas ideias, comportamentos, conceitos e concepções sejam desenvolvidas”, acrescentou o vice-presidente da diretoria, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, atual responsável pelo departamento de inovação criado recentemente, depois de uma excelente experiência desenvolvida na gestão passada. “E certamente o surgimento de novos produtos e serviços que serão resultado desta assessoria”, acredita o dirigente mariliense que também está estimulando a criação de outros conselhos dentro da associação comercial, de diversos segmentos econômicos e profissionais.
Atualmente a diretoria já tem constituído três conselhos em plenos desenvolvimento nos últimos anos: o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, o Conselho do Jovem Empreendedor e o Conselho do Advogado Empreendedor. Está em formação e discussão a criação do: Conselho do Psicólogo Empreendedor, do Conselho do Engenheiro e Arquiteto Empreendedor, do Conselho do Médico Veterinário Empreendedor e Conselho dos Profissionais da área de educação física. Os profissionais das áreas de Áudio e Vídeo se manifestaram sobre a criação de um núcleo envolvendo esses empreendedores.
“Estamos abertos a novos e antigos grupos de profissionais das mais diversas áreas”, afirmou Adriano Luiz Martins que disponibiliza infraestrutura e capacitação, numa parceria com o Escritório Regional do Sebrae de Marília.