Muitas pessoas adiam a visita ao dentista ou até mesmo deixam de procurar o profissional devido a sentimentos como o medo e a ansiedade “Quando estes pacientes procuram o dentista, cheios de ressalvas, costumam provocar dificuldades e estresse, tanto para si quanto para o profissional”, explica a cirurgiã-dentista Bianca Accetturi.
Se você sofre com esse tipo de problema, uma solução inovadora busca aliviar suas aflições. Para proporcionar mais tranquilidade ao paciente durante o tratamento, a Odontologia se vale hoje do recurso de sedação com óxido nitroso (N2O), conhecido popularmente como “gás do riso” e oxigênio (O2),
“A analgesia inalatória consciente é feita por via respiratória, através de uma máscara nasal, que é monitorada durante todo o procedimento com um oxímetro. O objetivo dessa sedação consciente é eliminar progressivamente a ansiedade, o medo e trazer autoconfiança, deixando ainda, após sua administração, a sensação de relaxamento e bem estar”, explica Bianca.
A técnica permite a diminuição do nível de consciência do paciente sem afetar suas habilidades respiratórias ou mesmo respostas ao estímulo físico e respostas verbais. “O paciente consegue conversar normalmente e atender às solicitações do profissional durante o tratamento”, explica Bianca.
A analgesia inalatória pode ser utilizada em pacientes adultos, pacientes especiais e também na odontopediatria, tanto em cirurgias como também procedimentos simples, como uma limpeza dentária ou moldagem, quando colabora inclusive para reduzir expressivamente a náusea do paciente.
A administração do gás também contribui para o relaxamento do paciente, aumentando sua tolerância a dor e possibilitando a administração de uma menor dose de anestesia, o que agrega conforto, especialmente no pós-procedimento. “Após o atendimento, o paciente já está apto a exercer suas funções cotidianas, podendo, inclusive, ir embora dirigindo”, assegura a cirurgiã. “É uma técnica reconhecida mundialmente por sua segurança e eficácia, utilizado na França, Japão, Reino Unido, e está presente em mais de 80% dos consultórios norte-americanos desde 1960”, completa a profissional.
É importante ainda que o paciente procure por profissionais que sejam devidamente habilitados na técnica, com registro no Conselho Federal de Odontologia.
SAIBA MAIS
Bianca Accetturi (CRO 94.861) é cirurgiã-dentista, habilitada pela ABASCO (Associação Brasileira de Analgesia e Sedação Consciente na Odontologia). É mestre em cirurgia pela SL Mandic – Campinas. Especialista em implantodontia pela UEM – Maringá. Pós-graduada em prótese pela SL Mandic – Campinas. Pós-graduada em Periodontia pela IEO – Bauru. Atende na Rua das Águas Marinhas 95. Telefones: (14) 3318-0383 ou (14) 98144-7968.