Muito mais do que segurança e saúde na melhor idade, busca-se ainda aspectos como conforto e qualidade de vida. Sob uma perspectiva de cuidados integrativos, a Casa de Repouso e Estância Santa Rita de Cássia se propõe a ser um verdadeiro refúgio para seus moradores. Amparada no conceito da OMS, que define a saúde como um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, a instituição visa contemplar estes diferentes aspectos tanto no reestabelecimento da saúde, quando possível, como também nos cuidados paliativos.
“Nossa proposta é construir um espaço que ofereça bem-estar, dignidade, compreendendo as limitações e também incentivando as capacidades de cada indivíduo, com respeito a sua trajetória de vida. Enfim, considerando as múltiplas facetas que compõem o seu bem-estar”, explicam os idealizadores do espaço, a médica psiquiatra Paula Petersen de Carvalho e o empreendedor administrativo André Luis de Carvalho.
PREPARAÇÃO DO ESPAÇO
Com previsão de inauguração entre os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, a Casa de Repouso e Estância Santa Rita de Cássia ocupa-se no momento com as adequações necessárias do imóvel, que respeitará todas as normas de segurança da Vigilância Sanitária. “O primeiro passo para o projeto foi buscar as orientações dos órgãos competentes, a partir da verificação da viabilidade do espaço físico. Nosso funcionamento respeitará todas as orientações das autoridades, diminuindo os riscos aos quais nossos moradores podem estar sujeitos, garantindo assim sua integridade”.
A equipe também está em fase de montagem, sendo composta por pessoas com cuidados especializados, tanto no atendimento técnico como também no compromisso ético e humano. Outro ponto diferencial será a presença médica diária na instituição, além da supervisão administrativa presente e atuante de forma contínua, o que visa ofertar segurança e tranquilidade a todos os envolvidos.
PROPOSTA
Com a abundante presença da natureza, o espaço convida à contemplação, às caminhadas ao ar livre, ao agradável bate-papo nos banquinhos de praça. A instituição também trabalha a ampliação do conceito de beleza e estimula a aceitação de si mesmo nesta etapa da vida. Outras atividades devem enriquecer a rotina da casa, com artes e música, por exemplo, além de todo o cuidado médico e das terapias holísticas.
Contudo, parte dessa abordagem dinâmica inclui também o convívio familiar. “Entendemos que este é um espaço de amplitude e integração de cuidado, que proporciona mais conforto tanto para a família quanto para o idoso, pois oferecemos o cuidado especializado. Mas a participação dos entes queridos é fundamental para a saúde integral de nossos moradores”, pontua a médica.
Além do cuidado de saúde, a Casa de Repouso e Estância tem a oferta de hotelaria completa. “Aos que buscam o espaço apenas para compartilhar as facilidades de cuidado, mas que preservam sua autonomia, permite-se que possam encontrar nesse espaço um recanto de lazer e convivência”. A proposta engloba ainda o estímulo das pessoas com a própria espiritualidade, respeitando as vertentes religiosas de cada um, com espaço ecumênico onde é possível exercer suas próprias crenças.
SAIBA MAIS
Os idealizadores do espaço ressaltam que, para escolher instituições desse gênero com segurança, é importante que o responsável verifique a condição de regularidade do estabelecimento junto à Vigilância Sanitária do município. As atuais Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) não permitem receber moradores acometidos por problemas de saúde. Porém as casas de repouso, como é o caso da Casa de Repouso e Estância Santa Rita de Cássia, têm capacidade e recursos para receber estes residentes, que se encontram debilitados em sua saúde. Para sanar dúvidas e obter mais informações, entre em contato pelos telefones (14) 3432-2978 e (14) 99646-4458.