A Universidade de Marília (Unimar), através do Departamento de Relações Internacionais (DRI) e o curso de Publicidade e Propaganda, lança o Concurso Cultural “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashi Hiroshima”, com o objetivo de homenagear os descendentes japoneses no dia em que é celebrado os 113 anos da imigração no Brasil. O lançamento oficial do concurso será realizado hoje, às 19h, no canal oficial da Unimar no YouTube. O evento acadêmico, também marca o lançamento do Prêmio Unimar de Cultura Internacional.
De acordo com a Coordenadora de Relações Internacionais da Unimar, a Profa. Dra. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, o projeto cumpre uma das missões da Universidade que é a promoção do intercâmbio de conhecimentos para a comunidade interna e externa. “É de suma importância estimular a internacionalização acadêmica também pela difusão do conhecimento das diversas culturas que contribuíram para a construção do país, estado e também da cidade de Marília”, destaca.
Instituída oficialmente em 2005, a data celebra a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses em 1908 no porto de Santos. No Brasil, atualmente, vivem mais de 2 milhões de descendentes e japoneses, sendo considerado o país com a maior comunidade do mundo. Em Marília, há mais de 2 mil famílias e desde 1980 é considerada cidade-irmã de Higashihiroshima, visando a promoção da cooperação entre os municípios em diversas áreas como cultura, educação, saúde, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Para homenageá-los, a Unimar idealizou a realização do concurso cultural “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashi Hiroshima”, em que os participantes deverão retratar as belezas da cidade de Marília. Os desenhos vencedores serão expostos na cidade e em Higashi Hiroshima, no Japão. “A iniciativa em muito colabora para que, cada vez mais, cidadãos de ambas as cidades possam se conhecer e, com isso, intercambiar conhecimentos nas mais diversas áreas, desde a educação, passando pela cultura, tendo reflexos também na economia”, complementa Walkíria.
Para o Assessor de Relações Internacionais da Unimar, Juan Orellana, é importante a valorização da história. “Mesmo estando no interior, a cidade de Marília possui uma pujança multicultural, fazendo com que a cidade se diferencie de muitas outras, que possuem similaridade em tamanho, economia e população. Este ambiente, com certeza, faz toda a diferença para que um cidadão tenha uma formação completa e diferenciada”, ressalta.
O lançamento oficial do concurso contará com a abertura realizada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva. Para ela, o projeto reforça a missão da Universidade. “Parabenizo a todos os envolvidos na realização deste importante projeto, que deve ser valorizado, pois a cultura e história de um povo constroem um futuro melhor, em um mundo globalizado”, ressalta.
O evento acadêmico contará com a participação, também, do Cônsul para Assuntos Culturais do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Iasuhisa Ikeda, e o Presidente do Conselho Deliberativo do Nikkey Clube Marília, Dr. Keniti Mizuno. No mesmo dia, a Universidade de Marília realizará, também, o lançamento do “Prêmio Unimar de Cultura Internacional”, idealizado pelo curso de Publicidade e Propaganda.
Segundo a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, a Profa. Ma. Débora Loosli Massarollo Ottoboni, todas as formas de incentivo à cultura são benéficas para a construção do cidadão. “Esse concurso cultural vem chancelar o Prêmio Unimar de Cultura Internacional. Acredito que essas relações de internacionalização trazem um benefício cultural muito grande para a sociedade, em especial, aos acadêmicos porque conseguiremos trabalhar outras culturas, diferentes abordagens, bem como, na atualidade em um mundo globalizado, onde empregos e empresas não se limitam a apenas uma localidade”, destaca.
O Concurso Cultural “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashi Hiroshima” estará com inscrições abertas até o dia 13 de agosto. Poderão participar alunos de ensinos básico, fundamental I e II, ensino médio e pessoas acima de 18 anos. Mais informações estarão disponíveis no site www.unimar.br.

Compartilhar matéria no
Unimar lança hoje concurso cultural em homenagem aos 113 anos da Imigração Japonesa no Brasil