A Universidade de Marília (Unimar) participou do Congresso Internacional em EAD realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. O evento abordou a educação a distância sobre a temática “Abordagens Híbridas no Ensino – Aprendizagem EAD”. O time Unimar EAD foi representado pelo Diretor Paulo Pardo, a Coordenadora Acadêmica Ana Lívia Cazane e o Coordenador de Marketing Victor Galdi.
O Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) é o maior do segmento no Brasil e reuniu mais de dois mil visitantes, entre fornecedores e representantes de instituições de nível superior.
De acordo com a Ana Lívia, participar do Congresso foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de estar em meio a instituições e organizações tão importantes que fomentam o crescimento do setor. Nós tivemos a oportunidade de discutir vários aspectos, tanto teóricos quanto práticos, sendo que a inovação realmente foi um dos ingredientes mais citados, principalmente nos cursos híbridos. Colocamos o nome da Unimar dentre os maiores players do mercado”, comemora.
Participando pela primeira vez, a Unimar EAD teve papel de destaque em duas mesas redondas sobre a “Tecnologia na Educação a Distância” e os “Processos de Trabalho às Práticas Exitosas, Criativas e Inovadoras no Dia a Dia da Educação a Distância”. Em ambas, a instituição foi representada pelo Diretor Paulo Pardo, o qual apresentou a qualidade e tradição da Unimar no processo de aprendizagem.
Ainda segundo a Coordenadora Ana Lívia, que assistiu aos debates, nas duas participações a Universidade de Marília se colocou como grande expositor, mostrando experiência e qualidade mesmo com pouco tempo de atividade. “A Unimar é nova no mercado EAD e participamos de debates com representantes de Instituições que são, até então, referência no setor, mas não ficamos atrás em nenhum momento. Mostramos nosso diferencial, através do processo de funcionamento, e marcamos presença acrescentando conteúdo de qualidade ao debate”, ressalta.
Além das mesas redondas, os visitantes participaram de minicursos, fórum de pesquisa, conferiram artigos científicos e participaram de palestras de renomados nomes da educação à distância, como o Diretor do grupo A Educação, Luiz Trivelato, que apresentou uma série de dados sobre a alavancagem, crescimento da educação, práticas de êxito ou detrimento por parte das instituições que atuam na EaD.
Durante o Congresso, os representantes do ensino a distância da Unimar tiveram também a oportunidade de conhecer as soluções e tendências do setor, como as novas mídias e interações sociais, que visam solucionar demandas da educação; as plataformas acadêmicas interativas, onde o aluno lê, assiste, joga e participa de fóruns; e os novos players, que são os óculos de realidade virtual. Tecnologias capazes de levar o aluno além da teoria, proporcionando uma impressionante imersão em sala de aula virtual e ampliando a interatividade com as aulas, aumentando o entusiasmo e a adesão.
Ainda segundo a Coordenadora Acadêmica, Ana Lívia, esta proximidade com os expositores amplia a qualificação do EAD Unimar. “Encontramos nossos parceiros no processo de ensino a distância, onde estreitamos o relacionamento com os responsáveis pela Plataforma Canvas, utilizada pela Unimar para o processo de aprendizagem e que é referência no mercado, e a B42, uma startup que se destaca na editoração e produção de materiais, que inclusive estavam expondo a tecnologia da realidade virtual que estamos trazendo ao EAD e a plataforma de acessibilidade”, conta.
A Educação a Distância Unimar oferece a mesma tradição e qualidade da graduação presencial. São 27 cursos de graduação a distância e mais de 100 opções de pós-graduação. Mais informações acesse www.unimar.br/ead.