O consumidor muda de comportamento todo dia. E para acompanhá-lo os restaurantes também precisam mudar o jeito de falar com seus clientes. As empresas precisam sempre estar atentas às tendências e também às inovações do marketing digital. Há poucos anos não se imaginava a importância do mundo digital, todo conectado e em tempo real.
As estratégias no setor alimentício, quando bem aplicadas, têm a capacidade de criar, fidelizar e fortalecer uma marca e, para obter sucesso, é necessário o investimento constante em ações de marketing para manter e expandir a sua marca.
Para um restaurante ter sucesso não basta oferecer pratos diversos, com sabores magníficos. É importante construir uma comunicação com o seu cliente, por meio de campanhas promocionais ou institucionais com visibilidade expandida.
O Marketing de Relacionamento tem papel fundamental quando o cliente tem uma boa relação com seu restaurante. Ele divulga aos seus contatos de maneira espontânea e atrativa, sugerindo a visita dessas pessoas.
As ações para você aplicar em seu restaurante e expandir seu engajamento com os clientes:
· DESENVOLVA um programa de fidelidade;
· FOQUE no atendimento ao cliente e no delivery;
· SEGMENTE os seus clientes e realize campanhas personalizadas;
· INVISTA em estratégias contínuas de marketing;
· MONITORE os resultados das campanhas;
· ELEJA um canal para se comunicar melhor com os seus clientes.
· USE a geolocalização para segmentar seu cliente em potencial
Essas ações potencializam o seu marketing indicativo, estimulando os seus consumidores a falarem bem do seu restaurante e da sua comida, conquistando mais clientes.
Atualmente, as pessoas utilizam a internet para quase tudo, inclusive para localizar os melhores restaurantes especializados em gastronomia diferenciada. Outro diferencial que vem ganhando destaque é o delivery.
“Na contra mão da crise, o delivery vai de vento em poupa”.
Hoje, 68% do faturamento dos restaurantes é devido ao delivery e um em cada três internautas tem app de delivery de comida. (Fonte: Folha de São Paulo Jan/2018 e Ibope)
Determine quais são os seus objetivos e desenvolva os planos que você vai usar para atingi-los. Nesta etapa, é importante ficar de olho nas datas comemorativas relacionadas ao seu negócio. Chegou a sua hora também!
Qual desses métodos você aplica em seu restaurante? Continua com alguma dúvida?
Camila de Toledo Spadotto é CEO da Agência Spadotto Marketing desde de 2013 e colabora também como palestrante e consultora digital.