O uso de aplicativos de delivery aumentou durante a pandemia da Covid-19. Segundo uma pesquisa da agência Edelman, promovida pelo PayPal, o número de pessoas que pedem delivery uma vez por semana saltou de 40,5% para 66,1% nesse período. Já o número de clientes que solicitam delivery todos os dias, aumentou de 14,2% para 22,1%. Apesar de ser um serviço que economiza tempo e traz praticidade para o consumidor, é preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar os aplicativos, para não cair em golpes. Uma pesquisa do PROCON- São Paulo revela que golpes desse tipo cresceram 186% na comparação entre 2020 e 2021 e o prejuízo total chega a mais de R$1,3 milhão. “A facilidade dos aplicativos deixa as pessoas muitas vezes desatentas e sujeitas a caírem nessas situações. O golpe pode acontecer de diversas maneiras, por maquininhas falsas, entregadores mal-intencionados, entre outras coisas. Pesquise antes sobre o aplicativo e desconfie de tudo que fuja do normal”, destaca Artur Rosa, CTO da Liuv, startup de soluções digitais para bares e restaurantes.Para evitar cair em golpes, Artur Rosa orienta 5 cuidados ao usar apps de delivery:

 1- Não compartilhe dados
É necessário preencher algumas informações na hora de fazer o cadastro no aplicativo, mas desconfie sempre quando é pedido algo além do comum, como por exemplo o entregador solicitar senha e CPF na hora da entrega do pedido. O documento é necessário para plataforma de delivery, porém o entregador não deve ter acesso a esse tipo de informação. 

2- Fique atento ao entregador
Quando for receber a comida, verifique a identificação que a plataforma de delivery faz do entregador, caso as informações não batam, não aceite e não pague pela mercadoria. “Cuidado também com filmagens durante a entrega. Verifique se o entregador não está filmando os dados do seu cartão enquanto você paga”, recomenda o CTO.
 3- Desconfie de ofertas
Alguns estabelecimentos, para conquistar clientes, fazem promoções, mas verifique com atenção se são ofertas confiáveis. Antes de efetuar a compra, pesquise sobre o estabelecimento na internet ou na plataforma de delivery e verifique avaliações de outros clientes. Se encontrar reclamações não solucionadas, acenda o sinal de alerta. 

4- Verifique a maquininha
Um dos meios de pagamento mais comuns é a maquininha, mas são muitos os golpes envolvendo-a. Não faça nenhum pagamento caso o visor esteja danificado. Pode ter sido colocado um valor maior que o real. “Caso você opte por pagar na entrega, sempre fique atento às máquinas de cartão. Se tiver algum sinal danificado e o visor estiver embaçado, impossibilitando visualizar dados, não efetue o pagamento”, sugere Artur Rosa. 

5- Preste atenção em taxas
Não faça pagamento de taxas extras. Nenhum valor a mais deve ser cobrado na hora de receber o pedido, a não ser que você queira dar uma gorjeta ao entregador. “Nunca aceite pagar uma taxa extra que não foi acordada previamente dentro da plataforma. Caso ocorra esse tipo de situação, comunique imediatamente à plataforma e ao restaurante, para que medidas sejam tomadas”, finaliza o especialista.

Sobre a Liuv
Fundada em 2017, aLiuv é uma foodtech que tem como missão ajudar donos de estabelecimentos do ramo de food service, como bares, restaurantes e baladas, por meio de soluções digitais. A startup foi criada para simplificar a maneira de fazer pedidos e de pagar a conta, além de descomplicar os programas de fidelidade do dia-a-dia. Com os produtos da Liuv é possível também construir uma relação mais próxima entre os estabelecimentos e seus clientes, transformando a experiência dos consumidores e fidelizando usuários. Recentemente, a empresa lançou seu serviço de cardápio digital, por meio de tecnologia whitelabel, e recebeu aporte da CIELO, totalizando valor de R $9 milhões. Também passou por Programa de Aceleração no Vale do Silício.
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Veja 5 maneiras de evitar golpes em apps de delivery. Confira dicas de especialista
Golpes desse tipo cresceram 186% na pandemia, segundo o Procon de São Paulo. Especialista orienta cuidados ao fazer pedidos e pagamento