Em todo o mundo, o valor das redes sociais para a reputação da marca é “extraordinário”. Ou seja, vai muito além do marketing. É algo essencial para manter qualquer empresa em destaque. São grandes aliadas para aumentar o reconhecimento.
As redes sociais são essenciais para construir uma boa relação com o público alvo, definir o seu compromisso, para aumentar o engajamento, a aquisição dos serviços ou produtos, conversão, reconhecimento de mercado, e para melhorar o atendimento ao cliente, evitando crises da marca nas mídias sociais.
Mas, sobretudo, para aumentar a reputação da marca e manter uma vantagem competitiva, gerando valor para a empresa. Marcas que utilizam o Marketing Digital buscam ter sempre mais leads em suas campanhas, mais acessos em seu site, mais visualizações e interações em suas páginas, ou qualquer outra meta que pode ser o sonho da sua empresa.
Para que seu sucesso se torne realidade, é necessário investir em uma comunicação de qualidade, produzida através de uma estratégia coesa e completa.
É importante que você compreenda que utilizar apenas um tipo de comunicação, como só conteúdos pagos, pode ser ruim para seu negócio. O segredo mesmo é unir o melhor de cada oportunidade em uma comunicação feita sob medida para sua empresa, pensando em todas as suas necessidades e objetivos!
Contar com conteúdos orgânicos para gerar resultados para sua empresa significa investir em redes sociais, marketing de conteúdo e SEO. Quando são feitos esses investimentos, sua empresa começa a ser encontrada de forma orgânica através de conteúdos que você produziu.
O tráfego orgânico é um importante canal de aquisição de clientes, tanto pelo baixo custo de mantimento quanto pelos resultados exponenciais a longo prazo que ele é capaz de obter. Uma das principais diferenças entre ele e o conteúdo pago, é a perenidade que ele representa.
Enquanto um conteúdo pago precisa de diferentes campanhas e de uma renovação constante, o conteúdo orgânico possui um caráter mais duradouro, por se tratar dos seus posts em redes sociais, de ajustes feitos em seu SEO e dos conteúdos produzidos por sua marca.
Apesar das diferenças entre eles, a utilização das duas estratégias em conjunto é essencial. Enquanto o conteúdo pago possui um maior potencial de angariar novos clientes para que eles fiquem em contato com sua marca, o orgânico mantém essas pessoas por perto, e também chama novos clientes, claro, em uma menor escala do que o pago, mas isso em um primeiro momento.
Cada empresa possui uma realidade e necessidades diferentes, e isso irá se refletir na estratégia escolhida para cada empresa. É possível que investir fortemente em produção de conteúdo seja o segredo para sua empresa no conteúdo orgânico, ou então uma força a mais no SEO. Tudo irá depender de cada caso.
O mais recomendado é sempre analisar todas as possibilidades que sua empresa possui e fazer um verdadeiro mix de boas oportunidades. Assim, você consegue extrair o melhor de cada estratégia!
Fazer sua marca conhecida é muito importante, mas também fazer com que o público queira comprar de sua empresa, que queira ser um lead e mantenha uma relação com seu empreendimento. Por isso, a união das duas estratégias pode ser tão legal para você!
Lembre-se: a ajuda de um profissional qualificado e especializado no assunto faz toda a diferença!
Camila Spadotto é CEO da Agência Spadotto Marketing desde de 2013, palestrante e consultora digital.