É recomendável que ele faça uma visita ao veterinário antes de viajar

Ter um pet em nossas vidas pode fazer toda a diferença. Para muitos, eles se tornam até parte da família! Por isso, é normal que o coração aperte quando uma viagem aparece. Preocupação, saudades… Motivos são vários. Então como deixar esses seres tão especiais em casa?
Levar nossos amigos especiais também não é fácil. E para garantir que a viagem seja boa para todos, é importante garantir que os bichinhos estejam confortáveis e seguros. Afinal, não basta apenas colocar um cãozinho no carro, não é? Confira agora algumas dicas da marca Pet Delícia separou para que você aproveite esses momentos com eles da melhor forma.

Deixe o animal conectado com a guia e lembre-se de fazer paradas periódicas

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
Vamos começar falando de documentos e precauções.
Você sabia que seu bichinho também tem documentos de viagem? São dois: a plaquinha de identificação (que funciona como um RG para os pets) – colocada na coleira, é uma segurança caso o seu amigo se perca – e a carteirinha de vacinas (em dia) – que, inclusive, pode ser pedida por policiais rodoviários ou hotéis “pet-friendly” (que permitem animais) no check-in. Então é bom garantir para não ter problemas.
Falando em vacina, é recomendável que seu pet faça uma visita ao veterinário antes de viajar. Assim, o especialista pode checar se está tudo certo, recomendar remédios para caso de emergência e garantir que o animal esteja protegido de doenças, vermes e fungos antes dele ser exposto a um lugar novo.
Passadas essas etapas, é hora de pegar a estrada! Esse momento pode ser o mais estressante para o seu pet. Então, antes de partir, certifique-se de que o bichinho já está acostumado a viajar; se ele nunca fez uma viagem longa, é melhor levá-lo em percursos mais curtos antes. E mesmo que essa não seja a sua primeira experiência, sempre tenha noção do tempo de estrada – se ele for muito extenso, pode ser necessário parar em um hotel no meio do caminho para não sobrecarregar o seu amigo, dividindo a viagem em partes.
Assim como nós, seu peludo tem necessidades. Por isso, não deixe de fazer paradas para que ele possa urinar (sempre com a guia, para não correr riscos), comer e beber água. Também é recomendável que você leve tudo que ele precisa em uma mala: saquinhos para fezes, potinhos, comida, brinquedos, cama. Certifique-se de que seu amigo leal se sinta seguro e confortável, em uma temperatura agradável (nem quente, nem fria demais), como se estivesse em casa.
E falando em segurança, lugar de pet é no banco de trás, preso com uma guia, caminha ou cadeirinha acoplada ao cinto. No caso de acidentes, essa é a melhor maneira de garantir que você e ele fiquem bem!

ELES FIZERAM DAR CERTO
Espaços acessíveis para pets estão se tornando cada vez mais comuns no setor de turismo, como o caso de hotéis “pet-friendly”, que mencionamos antes. Mas nem todos querem reservar um quarto para curtir com o seu melhor amigo peludo! Esse é o caso de Miguel e Karine, do canal “Pernas Pelo Mundo”, que levaram seus cãezinhos Barney e Luma para passear pelo Brasil de uma forma bem inusitada: de Kombi! Confira o vídeo:
(Link: https://www.youtube.com/watch?v=Z_4Mo2yEe8Q)
Mas seja em uma pousada ou motorhome, é muito importante saber se o seu destino de viagem é interessante para o pet, ou se a melhor opção não é buscar um hotel para deixá-los em segurança enquanto você está fora, ou utilizar um serviço como o aplicativo DogHero. Muitas praias, por exemplo, ainda não aceitam a presença de cachorros. Mas isso não significa que suas opções sejam poucas. Locais como Ilha do Mel (PR), Ubatuba (SP) e o incrível Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, permitem que os animais circulem com mais liberdade.
Agora você já sabe: viajar com nossos bichinhos não é impossível se a aventura envolver muita atenção e planejamento. Um dono conhece seu pet melhor do que ninguém, então preste atenção no seu amigo e evite expor o peludo a situações desconfortáveis. E, se ele puder viajar, cuide dele como se estivesse em casa, com muito carinho e amor!
E aí? Prontos para a estrada?

Compartilhar matéria no
Viajando com seu pet em segurança