Ao passo que a sociedade começa a enxergar uma possível retomada dos serviços presenciais, é necessário que as empresas estejam preparadas e tenham um plano sólido de retorno ao trabalho para a segurança de todos no ecossistema empresarial. No entanto, o momento pede uma série de novas preocupações e cuidados – que, se não tomados, permitem futuros riscos que podem ser tão complexos e disruptivos quanto foram em 2020.
E para ajudar as organizações neste desafio da retomada, a ServiceNow apresenta quatro passos para que as equipes de Resiliência de Negócios (todas as áreas estratégicas responsáveis por planejar este momento) possam garantir um retorno bem-sucedido ao trabalho:
Construir uma cultura de resiliência
A maioria das iniciativas de retorno presencial será focada em pessoas e espaços, e para que essa parceria seja confiável para a empresa, certifique-se de envolver todas as funções no processo – do estagiário ao presidente. Estabelecer uma cultura de resiliência permitirá uma transição orgânica da postura de “resposta à crise” para a de “comportamentos estratégicos”, criando novos parâmetros para o futuro do trabalho.
Também é crucial incorporar os aprendizados trazidos pelo cenário pandêmico, como a digitalização dos fluxos de trabalho para otimizar resultados e o trabalho feito de qualquer lugar. Organizações entendem hoje que a aglomeração presencial não é necessária para que haja produtividade individual ou eficiência operacional.
Aumentar a visibilidade do programa
O apoio ativo da liderança é essencial, tanto operacionalmente quanto culturalmente. A melhor maneira de manter os líderes atualizados em tempo real é por meio de painéis (dashboards) que mostrem o status da resposta dos colaboradores a qualquer ocorrência. Esses dashboards podem ser facilmente criados com base em uma ferramenta de continuidade empresarial, como a ServiceNow® Business Continuity Management, na qual podem ser hospedados todos os detalhes relativos ao programa de retomada.
Tranquilizar funcionários, clientes e fornecedores
Comunicação envolvente, atualizações regulares e informações de fácil acesso são fundamentais para dar tranquilidade às pessoas e proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A plataforma e o aplicativo Now Mobile facilitam divulgações e o compartilhamento de informações.
Prestar atendimento aos clientes e parceiros também é um imperativo – não só para cumprir obrigações contratuais, mas também para construir relacionamentos baseados na confiança. Afinal, as demais empresas também estão (ou deveriam estar) no mesmo processo de adaptação e precisam entender claramente a nova postura de resiliência.
Digitalizar seu programa
Digitalizar os fluxos de trabalho do programa dará a velocidade, a agilidade e a visibilidade em tempo real necessárias para reagir rapidamente quando ocorrer uma crise. A digitalização também vai permitir que o programa de trabalho com resiliência ganhe escala conforme a empresa crescer.
Além disso, a mobilidade é mais um benefício importante – e uma prioridade para muitos colaboradores hoje em dia, já adeptos à trabalhar independentemente do lugar ou do dispositivo utilizado. Há uma fórmula simples para planejar a força de trabalho no pós-pandemia: trabalho distribuído + fluxos de trabalho digitalizados = mais produtividade, eficiência e resiliência.
Aprendizado contínuo
Porém, o aprendizado é contínuo: não deve se desperdiçar os aprendizados de uma boa crise. Seja uma pandemia, fechamento de escritório ou qualquer outro acontecimento, há lições que podem melhorar a responsividade e a efetividade da organização.
A resiliência deve ser uma prioridade, e não algo a ser considerado depois. Se for possível criar uma cultura de resiliência, colocando-a em todos os processos e digitalizando fluxos de trabalho para ganhar velocidade e escala, não só estaremos preparados da melhor forma, como também ajudaremos a moldar o futuro do trabalho.
Para mais detalhes, assista o webinar sobre como a ServiceNow está garantindo sua própria volta segura ao trabalho presencial. Veja em https://www.servicenow.com/