Chegar na terceira idade com um sono de qualidade e restaurador é o desejo da grande maioria das pessoas.
O dormir bem ao longo da vida favorece bons comportamentos de sono com o avançar da idade . Um fator importante é que dormir e acordar no mesmo horário todos os dias reduz o risco de problemas de saúde associados com a idade. Como por exemplo : demências , alguns tumores , infarto , acidentes vasculares cerebrais , diabetes , etc.
Com avançar da idade existem dois grupos de queixas comuns : sono insuficiente ou  sonolência durante o dia .
O sono apresenta modificações próprias da idade. No início , o recém- nascido dorme quase o dia todo , acorda para comer e come para dormir , permanecendo em um estado de sono. À medida que a criança cresce o tempo do sono reduz , permanecendo sono noturno e cochilos diurnos . Na adolescência ocorre um atraso para iniciar o sono e um acordar mais tarde .  Na fase adulta , em geral ocorre 8 horas de sono por dia . Já com a idade avançada , ocorrem novas alterações no ritmo vigília –sono , levando a uma desorganização funcional própria da idade. O idoso tende a dormir mais cedo e acordar mais cedo , de madrugada , perdendo muitas vezes o convívio familiar .
Com o envelhecimento ocorrem alterações da composição corporal , como acúmulo de gordura , perda de massa muscular e flacidez das via aéreas superiores podendo levar a uma doença do sono chamada de apneia obstrutiva do sono . A apneia do sono impacta de forma significante na qualidade de vida do idoso ; pois está associada à maior fragmentação do sono e privação do sono , levando também à insônia.
Os transtornos do sono mais frequentes no idoso são : apnéia do sono , insônia , ronco , síndrome das pernas inquietas e sonolência excessiva diurna .
Um dado importante  é que no sono ocorre a consolidação da memória e da cognição , através do Sono REM, que é a fase do sono que produz alguns hormônios relacionados às funções cerebrais . No idoso, devido ao despertar precoce , esse Sono REM  muitas vezes não ocorre , causando prejuízo na memória .
A ausência do Sono REM também pode ocorrer pelo uso de medicamentos de uso prolongado como os antidepressivos , ansiolíticos e benzodiazepínicos ; sendo bastante utilizados no idoso.
A recomendação para que o idoso tenha um sono melhor é manter uma adequada higiene do sono , que compreende em:

  • manter horários de sono regulares para dormir e acordar
  • praticar regularmente exercícios físicos leves , priorizando atividades ao ar livre
  • manter uma rotina com horários de atividades produtivas ao longo do dia
  • evitar o consumo excessivo de bebidas cafeinadas , restringindo os horários de ingestão no período da manhã
  • -evitar o uso de aparelhos eletrônicos que emitem luz durante a noite

Dra. Vera Moron Rodrigues
CRM 38792

Otorrino e Médica do Sono
Rua José Bertonha 163 – J . Tangará
Tel:14-343316601
Cel:14-997853000

Compartilhar matéria no
Sono e Longevidade