“O NATAL”
A palavra “Aniversário” deriva do latim “Anniversarius”, com sentido de “repetição do dia e do mês, de algo que acontece todos os anos”.
Por outro lado, a palavra usada no latim para “Aniversário” é “NATALIS”.
Alguma semelhança com o nome ?
Podemos fazer estas comemorações (“ANIVERSÁRIOS“) lembrando tanto o “nascimento”, como a “morte” de alguém, o dia da “fundação de algo importante”, “batalhas”, dentre outras coisas …
TODOS temos os nossos “ANIVERSÁRIOS” e os nossos “NATALIS”.
O “NATALIS/NATAL” que o mundo cristão comemora todos os anos em 25 de dezembro, é a comemoração do “ANIVERSÁRIO de NASCIMENTO” de Jesus Cristo.
Aliás, os dia, mês e ano do NASCIMENTO do Menino Jesus ainda são bastante discutidos entre os estudiosos.
O que sabemos da “infância de Jesus”, incluindo seu “NASCIMENTO“, basicamente vem dos Evangelhos de Mateus e de Lucas que, provavelmente, foram escritos por volta dos anos 80 a 90 d.C..
“E, tendo nascido Jesus em Belém, na Judéia, no tempo do Rei Herodes…“(Mateus 2-1). Mateus afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande (provavelmente no período final dele). O problema é que Herodes, o Grande, morreu no ano 4a.C., assim sendo, Jesus deveria ter nascido de 4 a 7 a.C., ou seja, “ANTES” da atual data oficial de seu nascimento ?
Em Lucas 2,1-7, além de NÃO citar Herodes, o Evangelista relaciona o NASCIMENTO de Jesus ao Censo decretado pelo Imperador César Augusto, e realizado por Públio Sulpício Quirino (o “Censo de Quirino”), governador romano da Síria (que naquela época incluia a Judéia), tendo como DATA atribuída o ano de 6d.C., portanto Jesus teria vindo ao nosso mundo “DEPOIS” da atual data oficial de seu nascimento ?
Segundo a fonte Wikipedia, “… a festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do -Cronógrafo de 354- (calendário ilustrado do ano de 354 d.C.). Esta comemoração começou em Roma, enquanto que no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro.”. Ainda na fonte Wikipedia, “No ano 350, o Papa Júlio I levou a efeito uma investigação pormenorizada e proclamou o dia 25 de dezembro como data oficial e o Imperador Justiniano, em 529, declarou-o feriado nacional.”.
Hoje, para os crentes, é oficialmente referendado o dia 25 de dezembro, sendo ainda ratificado que este tenha acontecido há exatos 2.023 anos.
Discussões e divergências a parte, NÃO restam dúvidas : “simbologicamente” é data MUITO importante e única !
Além do mais, “o NATAL Dele” NÃO é um dia, ou uma data.
Seu “NATAL” é um “TEMPO”, um NOVO TEMPO, uma NOVA ÉPOCA …
ÉPOCA em que DEUS,
que antes era SENHOR, agora torna–se “PAI” …
O “NOSSO PAI” !
ÉPOCA em que aparecem :
– “JESUS” (do hebraico “Yeshua”, significando SALVADOR);
– “CRISTO” (do grego “Khristós”, significando UNGIDO, PROMETIDO).
“JESUS CRISTO”, o “SALVADOR PROMETIDO” !
O esperado “MESSIAS” do hebraico “Mashiach”, do aramaico “Meshiha”, aquele que, para as religiões abraâmicas tem significado de UNGIDO, SALVADOR, LIBERTADOR !
Finalmente, o VERBO se fez CARNE, concretizando todas as “promessas” do Antigo Testamento.
Naturezas DIVINA e HUMANA habitando entre nós …
Com Ele,
DEIXAMOS de ser MORTAIS …
ADQUIRIMOS a dimensão da ETERNIDADE …
Garantia de “SALVAÇÃO” e “VIDA ETERNA” para todos nós !
É a MAIOR REVELAÇÃO, do latim “revelatio” (com sentido de desvelar, retirar o véu, mostrar a verdadeira face) da história da humanidade !
Com tamanha grandeza, NÃO deve ser tratado na superficialidade !
Que ano a ano, não caíamos nas tentações de trocarmos o Menino Jesus pelo Papai Noel, e todos os seus desvios relativos a bens materiais, “pseudoposses”, “pseudopoderes”, “pseudoprazeres”, etc …
Que não cedamos às “armadilhas” de algumas instituições religosas “auto nomeadas cristãs”, que, desde há mais de 1.500 anos “USAM” o “Menino Jesus” com INTERESSES DIVERSOS que não sejam aqueles relativos à singeleza, amor, pureza, simplicidade, altruísmo, desapego material, não ostentação, etc, que o Mestre tanto pregou !
Que o nascimento do Filho de Deus, acontecido numa FAMÍLIA SIMPLES, numa CIDADE PERIFÉRICA, num AMBIENTE SINGELO, SEM OSTENTAÇÃO, com o TESTEMUNHO de Animais e talvez alguns PASTORES, SEM a presença de pessoas ditas “PODEROSAS“, nos contamine cada vez mais !
Que TODOS NÓS consigamos, dia a dia, caminharmos na direção da ESSÊNCIA e do verdadeiro SIGNIFICADO do “NATAL” de Jesus Cristo !
Ah ! Já tava esquecendo. Aqui no Brasil, e provavelmente também na maior parte do mundo ocidental, por tradição, nas celebrações de aniversários, quem ganha presentes SEMPRE éo ANIVERSARIANTE, e NÃO os “convidados” para a festa.
Não seria interessante reavaliarmos se devemos ganhar presentes nesta época, e, começarmos a pensar, SERIAMENTE, quais “Presentes” que NÓS devemos dar a Este Aniversariante ? Ou ainda, será que, como “Presentes”, unicamente gostaria que deixássemos “Ele ESTAR PRESENTE” em nossas vidas ?
Um FELIZ NATAL !
João Evaristo e família
dezembro 2023