A Revista D Marília I News entrevistou a dra Vera Moron, que é otorrinologista e médica do sono. Ela nos traz, e para nossos leitores, informações relevantes sobre os distúrbios do sono, que acometem 72 % da população brasileira, segundo estudo da Royal Philips, e muitos não sabem. Confira as informações! O ronco é um problema que incomoda e tira o sono de muitas pessoas. Além de desagradável, pode ser uma indicação de outras doenças. Quando tratado, pode melhorar a qualidade do sono e trazer mais qualidade de vida ao paciente.
Por isso, a Clinica do Sono possui uma equipe médica especializada e quartos e equipados com a mais alta tecnologia para o diagnóstico e tratamento de todos os distúrbios do sono, como insônia, apnéia, narcolepsia, bruxismo, sonambulismo e síndrome das pernas inquietas.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O RONCO

  1. É normal roncar?
    Não. Considerado um distúrbio do sono, o ronco é um ruído causado pela passagem do ar na garganta. Isso acontece devido a um estreitamento nessa região, dificultando a passagem do ar. Além disso, quem ronca não tem boa qualidade de sono, acaba interferindo no sono de outras pessoas e ainda pode ter uma doença chamada Apnéia do Sono.
  2. O que é Apnéia do Sono?
    É a parada da respiração durante o sono, que pode durar um minuto ou mais e comprometer a oxigenação. Trazendo algumas consequências graves ao roncador.
  3. Quais os problemas de quem tem Apnéia do Sono?
    Além de impedir o sono profundo e reparador por fazer o cérebro acordar a cada parada na respiração, fazendo o paciente se sentir cansado e sonolento ao acordar, a Apnéia pode causar:
  • Secura na boca ao acordar;
  • Irritabilidade e nervosismo;
  • Alteração de humor;
  • Diminuição de memória e de concentração;
  • Queda de rendimento profissional;
  • Dores no corpo;
  • Problemas sociais e conjugais;
  • Problemas cardiovasculares, como pressão alta, arritmias cardíacas, infarto e derrame.
  1. Como diagnosticar o distúrbio?
    Através de um exame chamado Polissonografia, que pode ser indicado por qualquer médico e realizado em uma clínica especializada, como a Clínica do Sono. Na polissonografia pode ser feito o exame chamado Splint Night, que além de estadiar o sono, titula o aparelho chamado CPAP (que trata Apnéia).
  2. Como é feito o exame?
    O paciente dorme uma noite na clínica com alguna aparelhos conectados, que vão fazer a exata avaliação do sono.
  3. Tratar a Apnéia do Sono acaba com o ronco?
    Sim. E além de acabar com o ronco e melhorar a qualidade de vida do paciente, ajuda a tratar vários outros problemas decorrentes da Apnéia.
  4. Quais os tratamentos?
    O tratamento mais indicado vai depender da avaliação médica e dos resultados dos exames, mas no geral são:
  • Medidas como controle de peso, posição correta de dormir, restrição de bebidas alcoólicas e alimentos muito antes de dormir;
  • Utilização de aparelhos intra-orais;
  • Utilização de aparelhos que mantém as vias aéreas abertas (CPAP)
  • Cirurgia.

Dra. Vera Lucia M. G. Moron Rodrigues
(CRM : 38792 SP) – Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA); Residência médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital Servidor Público Municipal de São Paulo; Título de especialidade em Otorrinolaringologia pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e pela Sociedade Brasileira de Medicina; Membro efetivo da Sociedade Brasileira
de Otorrinolaringologia; Membro efetivo da Sociedade Brasileira do Sono; Há 30 anos em Marília atuando
em sua área de especialização

Clinica do Sono – Rua 21 de Abril, 295, Maria Izabel,Marília /SP; (14) 3454-2724 | (14) 99786-2724 (Whats’App)
clinicadosono21deabril@hotmail.com

Compartilhar matéria no