Consultando aquele território escondido, não na exterioridade, mas sim, lá no fundo de nós mesmos …Aquele lugar onde somente cada um de nós, individualmente, tem acesso …O que o(a) menino(a), que mora dentro de cada um de nós, pensava do futuro, quando tínhamos uma ou duas décadas de vida ?
As “DECEPÇÕES”, os “IMPONDERÁVEIS”, as “DIFICULDADES”, as “NOSSAS Cruzes” estavam presentes em nossos pensamentos para o “futuro” ?
Acabamos de ENTRAR num “Processo Eleitoral” em nosso país.
Em outras épocas, e TAMBÉM agora, ouço várias pessoas alardearem : “… agora vamos parar de falar de política … já deu …”, e muitas outras coisas …
Pensando sobre o tema …“PARTICIPAÇÃO POLÍTICA”, segundo a origem das palavras, tem o significado de :- envolver-se ATIVAMENTE com as Instituições (e pessoas) que CONTROLAM o FUNCIONAMENTO da Sociedade, através de “Normas e Regras”.
SEM nenhuma pretensão de induzir qualquer pessoa a pensar igual, para mim a “Participação Política” é importante. Temas como FAMÍLIA, “LIBERDADE”s, ”DIREITO”s, DROGAS, CORRUPÇÃO, JUSTIÇA, CRIMINALIDADE, IDEOLOGIA de GÊNERO, RELIGIOSIDADE, dentre outros, continuam sendo MUITO importantes, mesmo que outras pessoas pensem contrariamente.
Basta vermos o que pensaram dois sábios (e famosos) filósofos da Grécia antiga :- “O homem É um ser Social e POLÍTICO”(Aristóteles, 384aC/322aC);
– “O preço que os homens DE BEM pagam pela INDIFERENÇA aos assuntos POLÍTICOS, é serem governados pelos MAUS.”(Platão, 428aC/348aC).
Como se não bastasse, outro discurso que também ouço com alguma frequência é : “… não deixem a Política atrapalhar suas amizades…”
Novamente, eu, e “somente” eu, SEM nenhuma intenção de induzir outras pessoas a raciocinarem semelhantemente, também não concordo.
No caso brasileiro, em especial, vejo muitas amizades (se é que eram mesmo ?) sendo desfeitas, NÃO por “Política” (como dizem algumas pessoas), por ser de “Esquerda” ou “Direita”, mas SIM por “Princípios Primordiais”, “Condutas Éticas”, de “Caráter” e “Morais” mínimos que, na teoria, os seres humanos deveriam primar.
Com as oportunidades que a vida nos dá de aprendermos (e crescermos) com as décadas que ela nos oferece, acho que já temos algum discernimento sobre os “VERDADEIROSVALORES” e suas importâncias.
Como aquela “criança” que todos carregamos dentro de nós mesmos, que, em nossa primeira década de vida náo pensava em “coisas ruins” para o futuro e, sabendo que nas eleições temos a oportunidade de escolhermos qual deveria ser o “nosso melhor futuro” (com MENOS “Cruzes”, “Dificuldades”, “Sofrimentos”, “Decepções”, etc ..), que todos sejamos ATIVOSPOLITICAMENTE e iluminados em nossas escolhas.
Sabendo também das imperfeições inatas aos seres humanos, e longe de pensarmos que atingiremos um ápice de sociedade ideal, não custa ao menos “tentarmos” agir de maneira verdadeiramente ÉTICA nestas Eleições (nas outras, e também “fora” delas) afinal, para quem acredita, Jesus disse a seus discípulos : “É INEVITÁVEL que ocorram ESCÂNDALOS, mas AÍ DAQUELE QUE OS PROVOCA.” (Lucas 17,1)
Confira o video!
Ótima semana!
João e Família