TÍTULO = “o CARNAVAL

Sua origem, no mundo, remonta à Idade Média.

Apesar de originalmente ter sido uma FESTA PAGÃ, o Papa Gregório, no ano 590 dC.,  INCORPOROU-a às FESTAS CRISTÃS da Igreja Católica Apostólica Romana.
Mantém, ainda nos dias atuais, relação DIRETA ao “CRISTIANISMO”.

É hoje uma das Festas mais populares do mundo ocidental.

Alguns elementos da Festa foram herdados de celebrações da Antiguidade, destacando-se os povos Mesopotâmios, Gregos e Romanos.
IDÉIA que marcava o “Carnaval Medieval” era a de um mundo no qual a “ORDEM das COISAS” seria “INVERTIDA” temporariamente.

Foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses.
A festividade estabeleceu-se por aqui, provavelmente entre os séculos XVI e XVII.
Era realizada dias (provavelmente 3 ?) antes da Quaresma, e sua “brincadeira” primária era o “Entrudo” (folguedo onde os foliões arremessavam baldes de água, limões de cheiro, ovos, tangerinas, pastelões, luvas cheias de areia; golpeavam com vassouras e colheres de pau; sujavam com farinha, gesso, etc).

No Brasil Imperial, o “Entrudo” foi reprimido desde 1854, quando deu lugar ao “moderno” Carnaval.

Ao longo do século XX, uma série de rítmos e danças passaram a fazer parte do Carnaval brasileiro, sendo “Samba”, “Maracatu” e “Frevo” seus símbolos.

Transformou-se na principal festa popular brasileira a partir da década de 1930.

                                                                                         *****

O que pouca gente sabe é que a palavra “CARNAVAL” tem origem do latim “CARNE LEVARE”, com significado de “AFASTAR-SE da CARNE”. Seus sentidos seriam de “Corpo Humano”, “Carne, como comida”, e também  “PRAZERES CARNAIS”).

 Ué !? “PRAZERES CARNAIS” !? Isto INCORPORADO à uma Instituição dita religiosa !?

                                                                                         *****

Ainda sobre esta época do ano, as “CINZAS” da “Quarta-feira de Cinzas”, que guardam relação direta com o Carnaval no “Calendário Cristão”, tem representatividade de que : “do PÓ viemos e para o PÓ retornaremos”.
Elas são motivo de reflexão, recordando a EFEMERIDADE da VIDA HUMANA.
A cor CINZA, na simbologia Cristã é sinônimo de “Ressurreição e Vida após a Morte”.
Aí começa, pela tradição Católica, a “Quaresma”, um período de “penitênciajejunscaridadeleituras da Bíbliavida ascética … , representativo de 40 dias, até a Sexta-feira da Paixão, que antecede em 2 dias a Páscoa, que é o CÚLMEN de TODA a tradição Crstã)”.

                                                                                         *****

Só relembrando : o CARNAVAL, na Idade Média, teve relação DIRETA com o CRISTIANISMO. Era isto que os “Mandatários da Igreja à época determinaram.

Hoje, ainda é uma Festa Popular tradicionalmente CRISTÃ, inclusive, a Igreja Católica Apostólica Romana agregou o CARNAVAL ao “SEU Calendário”, para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas. O CARNAVAL é OFICIALIZADO,  pela Igreja, como uma festa que se realiza antes da Quaresma.

                                                                                         *****

O que aguça a minha curiosidade, é : quem será que deu o nome “CARNAVAL” a esta Festa Popular ?

Este “NOME”, com a representatividade de “PRAZERES CARNAIS“e “CARNE com sentido de COMIDA“,  faz parte do “CALENDÁRIO OFICIAL” de uma Instituição Religiosa ?
O que será que os “ATUAIS Mandatários” da “Instituição Católica Apostólica Romana” pensam, VERDADEIRAMENTE (e não em discursos isolados), sobre o assunto ?
Afinal, parece lógico pensar que este nome, semanticamente, “NÃO COMBINA” com uma Instituição dita Religiosa.

Em tempos onde COBRA-SE (e MUITO) a “PALAVRA”, religiosamente falando, a “Etimologia” e a “Prática” parecem não estar condizentes.
Ou então, o Carnaval no Brasil tem que, URGENTEMENTEMUDAR seu NOME.

Ótima semana !
João Evaristo e família

Compartilhar matéria no
“O Carnaval”. Leia na Coluna semanal de João Evaristo