Olá amigos e amiga!
O yoga é mencionado pela primeira vez no conjunto de escrituras sagradas chamado VEDAS, datado de 2.500 anos antes de Cristo. Os Vedas fornecem os fundamentos para o ensino do yoga e da filosofia conhecida como VEDANTA. A idéia central do Vedanta é a existência de uma consciência (ou realidade) absoluta que sustenta o universo, à qual denominamos DEUS.
“O nosso corpo é o arco. A flecha, a nossa alma. Deus é o alvo. Assim como a flecha se une ao alvo ao atingí-lo, também a alma se une a Deus quando a direcionamos a Ele”. As origens do yoga estão envolvidas nas brumas do tempo. O yoga é visto como uma ciência divina revelada aos sábios da antiga Índia através da meditação. Achados arqueológicos datados de 3.000 anos antes de Cristo revelam miniaturas em pedra de figuras nas posturas de yoga.
O mais conhecido capítulo dos Vedas é o BHAGAVAD GITA (“Cântico do Senhor”) que narra o diálogo entre KRSHNA (o próprio Deus encarnado) e o guerreiro Arjuna. O tema do diálogo é como atingir a libertação através do cumprimento dos nossos deveres aqui na Terra.
NAMASTÊ