Tenho certeza que já falei aqui algumas vezes com você sobre a nossa dificuldade de nos expressarmos e como é muito importante exercitarmos a boa comunicação. Mas quero reforçar alguns pontos.
Expressar incômodos e estabelecer limites, apesar de, às vezes, ser desconfortável, é necessário para a manutenção das relações saudáveis.
Muitas vezes, escolhemos não falar sobre pequenas coisas que nos incomodam dentro das relações, mas de gota em gota uma hora o copo transborda.
E na hora da explosão de raiva não é a hora adequada para expressar incômodos.
Calma, eu sei que é muito difícil controlar. Principalmente, se você é uma pessoa reativa, impulsiva, a vontade é de gritar e colocar para fora toda a sua verdade e ira.
Porém, você gostaria de perceber mudanças naquilo que te incomoda, não gostaria? Então, a forma de comunicar sobre esses incômodos precisa ser feita da forma mais gentil possível para que o outro consiga entender da melhor forma, reagindo o menos possível, para que então busque, se achar razoável, a mudança.
É importante abrir espaços de expressão respeitosa nos relacionamentos. Lembre-se: se você gritar, se exaltar, vai provocar e estimular que o outro também faça assim. E no fim, vão ficar brigar para ver quem tem razão.
Se escolher as melhores palavras, sem exaltar a voz, pelo contrário, até diminuindo seu tom de voz, passará um ar de superioridade e domínio da situação, que vai quebrar a dominância do outro e fazer com que sua voz tenha vez.
Pondere e seja sábio em uma discussão. Inclusive analisando se aquele é o melhor momento para ter aquela conversa. Pode não ser, se os ânimos estiverem exaltados e o outro só estiver ali querendo ter razão. Deixe falar, se esvaziar e não expresse nenhuma reação. Não fale e entregue seu silêncio. Ele também fala muito sobre você e ajuda a baixar a temperatura da discussão e estabelecer limites.
Essas são pequenas dicas que ajudam a construir relacionamentos mais saudáveis.
E nunca se esqueça:
“Há três coisas que nunca voltam atrás: a palavra proferida, a flecha desferida e a oportunidade perdida” Provérbio chinês.
Dra. Andrea Ladislau | Psicanalista
Especialista em Saúde Mental e Comportamental.
https://www.instagram.com/dra.andrealadislau?r=nametag