*Por João Evaristo

Etimologicamente, a palavra é constituída por 2 termos gregos:

  • Theos (Deus);
  • Logos (estudo).

Filologicamente teria significado de “estudo sobre Deus”.

Pensando assim, será que TODOS que praticam a “espiritualidade” (nos mais variados níveis), com crença na existência de um Deus, INDEPENDENTEMENTE de práticas religiosas, não podem ser considerados “Teólogos” ?

Não há como não pensar nesta afirmação.

Afinal, será que, cada vez que “meditamos” sobre Deus, tipo : “Ele existe?“, quem Ele é?”, “o que Ele faz?”, “o que Ele quer?”, não estaríamos exercendo a Teologia ?

Será que cada vez que algum Texto Bíblico é lido “com atenção”, não estaríamos sendo Teólogos ?

                                                                             *****

Questões semânticas e interpretativas à parte, o que parece importante NÃO é “ser” ou “não ser” Teólogo, mas sim, fazer BOA teologia ou teologia RUIM.

Quando pensamos sobre estas coisas, tentamos ser um “teólogo” VERDADEIRAMENTE bíblico ou não ?

Sem dúvida, para quem deseja praticar uma ascese espiritual, incluindo aqui aqueles que se autoproclamam “Cristãos”, e até mesmo os signatários de outras crenças religiosas, parece ser NECESSÁRIO um preparo teológico adequado.

Cuidar destes temas, além de promover “riquezas espirituais”, também faz com que nós não sejamos enganados(as) com facilidade, por aproveitadores/oportunistas do assunto em questão.

Conhecimento sobre a “Palavra”, saber ler e interpretar CORRETAMENTE e de forma confiável, são MUITO IMPORTANTES !

Termos em nossas retaguardas VERDADEIROS “Orientadores” parece ser fundamental !
Pena NÃO ser fácil encontrá-los …

Saber “o que é” teologia, “como” é a revelação, “quem” é Deus, “porque” Ele existe, “qual” o Seu sentido, “como” é Sua doutrina, “o que” representa o homem à luz da Dele e à luz dos livros Sagrados, “o que é” o pecado e suas consequências, “o que é” a Salvação, “como” ela é desenvolvida na vida do homem,
Anjos e demônios, “quem” são, “como” estão organizados, “o que” fazem ?
“O que” são as chamadas “Últimas Coisas”, as revelações sobre o fim dos tempos, dentre outros …

Especificamente pros ditos cristãos, “o que” a Bíblia diz sobre Jesus, sobre o Espírito Santo (e o que Eles fazem, quais seus dons), a vontade de Cristo, a Ressurreição dos mortos, o Juízo Final, a vida futura do homem, a vida cristã no dia a dia, “como” aplicar de forma correta os ensinamentos …

Respeitando todos os modo de pensar, o “Tema”, parece ser, no mínimo, MUITO interessante !

                                                                                   *****

Como motivo para pensarmos e refletirmos, aí vai o pensamento de Eusébio Sofrônio Jerónimo (Estridão 347dC / Belém 30/9/420), o popular São Jerónimo, que foi o homem que traduziu a Bíblia (tanto Antigo, como Novo Testamentos) para o latim.
Conhecida como “Vulgata”, representou (e representa) um marco histórico para toda a Igreja Cristã de língua latina:

“Como a carne do Nosso Senhor é um VERDADEIRO alimento, e Seu sangue uma VERDADEIRA bebida, o ÚNICO bem que nos resta neste mundo é comer Sua carne e beber Seu sangue; não só nos santos mistérios, mas também nos ENSINAMENTOS das ESCRITURAS: porque as luzes que nestas encontramos são o sustento e a bebida que extraímos da Palavra de Deus”

Respeitando as opiniões contrárias, e para continuarmos refletindo, parece ser preocupante e motivo de apreensão, vermos pessoas com capacidade e PODER de “ditar(em) os RUMOS de nossas vidas”, IGNORAREM, ou até mesmo DISCORDAREM destes assuntos.

Ótima semana !
João Evaristo e Família

Compartilhar matéria no
“TEOLOGIA”