Primeiro, você sabe o que é SELIC ? Vamos devagar e sempre então! O legal é entender o seguinte: O Governo define uma taxa que considera justa e teoricamente saudável para que seja aplicada por todos no mercado financeiro. Essa taxa é a tal “SELIC META”. Mas o que é esse negócio de META? Simples. É META pois o governo não tem como obrigar todo o mercado a operar na mesma taxa, então ela fica sendo a “META” que o governo tem para o mercado. Praticar a taxa são outros quinhentos.
Pra entender um pouco sobre o que está acontecendo não dá pra olhar somente um único indicador e tomar as decisões de investimentos. Tem que cavoucar um pouco mais e extrair mais informações.
De forma simplista, economia tem que girar, com pandemia ou sem, o que não pode é parar. (Falaremos mais em breve, principalmente sobre o PIB que caiu 9,7% no segundo trimestre deste ano). Então, para não frear (ou pelo menos não desacelerar tanto) o Governo estimula (além de outras formas) o consumo, deixando mais “barato” o preço do dinheiro, ou seja, ele reduz a taxa básica de juros (taxa que é definida pelo Governo e baliza o mercado) fazendo (ou tentando fazer) com que créditos, por exemplo, fiquem mais atrativos (na prática a história não é simples assim) e que estimule de alguma forma a economia.
Sendo assim ele estimula o consumo e faz com que os investimentos de renda fixa, aqueles mais tradicionais, como a poupança, por exemplo (péssimo exemplo, eu sei), rendam menos, ou seja, favorece um lado da balança. Mas quem poupa acaba não sendo beneficiado, pois a rentabilidade cai conforme a taxa cai. E isso é normal em certos momentos. Porém, o que fazer quando seu investimento na poupança passará a ser de 0,11% a.m. (isso se a taxa de juros não cair ainda mais, como mostra a expectativa do mercado)? Existem diversas opções de investimento tão seguras quanto e que chegam a render quase 30% a mais que nossa saudosa caderneta.
* TPF, LCA, LCI, CDB, FUNDOS e por aí vai.
Quer saber mais? Então envie suas perguntas!
Guto Borgatto é administrador de empresas por formação e especialista em investimentos por paixão. É pós-graduado em Mercado de Capitais e tem especialização em Gestão de Negócios. Atua há mais de 12 anos no mercado de capitais como broker, consultor, assessor e palestrante. É professor universitário no Instituto Toledo de Ensino – ITE e Sócio da Profit Investimentos. Instagram: @Borgatto