Por Gil Mascarin
Muitas pessoas são atraídas para o yoga
com o propósito de manter seus corpos fortes e flexíveis – bom
de ser olhado e de se viver nele. Outras vêm em busca de socorro ou alívio para problemas específicos como estresse e dores. Algumas, entretanto, são impelidas pela percepção de que elas não estão desfrutando a vida tanto quanto poderiam.
Seja qual for a razão, Yoga pode ser uma ferramenta, um instrumento para lhe proporcionar o que você está buscando, e muito mais. Para compreender o que é o yoga você precisa praticá-lo. À primeira vista yoga parece ser nada mais do que uma série de posturas físicas esquisitas mas, com o tempo, qualquer um que persiste na prática torna-se consciente da útil transformação na sua percepção da própria vida pois, através da persistente
tonificação, descontração do corpo e da tranquilização mental, você começa vislumbrar um estado de paz interior
que é a sua própria natureza.
E isto é o que se constitui a essência do Yoga: a auto-realização
que todos buscamos, consciente ou inconscientemente, e em direção a qual todos nós gradualmente evoluímos.
Se você mantiver sua mente e seus pensamentos sob controle, não haverá limites para o que você poderá atingir, já que são apenas as nossas próprias Ilusões e preconceitos que nos mantêm prisioneiros e nos impedem da nossa realização.
Namastê
(artigo baseado no livro “The Sivananda Companion To Yoga”, escrito por Swami Vishnu Devananda e não editado no Brasil)