A aromaterapia, técnica medicinal alternativa que prevê o tratamento de algumas doenças com ajuda de aromas diferentes, foi por muitos anos um método utilizado com óleos e, agora, passou a ser realizado também com perfumes. Isso porque os produtos contêm em sua fórmula fragrâncias irresistíveis e, ao mesmo tempo, terapêuticas.
O olfato é o único sentido que está ligado diretamente ao cérebro, fazendo com que os aromas evoquem lembranças e memórias profundas inconscientemente, liberando serotonina e afetando o humor. O cérebro armazena as informações de formas diferentes, por isso nem todas as lembranças e sentimentos em relação aos aromas podem ser positivos. Cada pessoa terá uma perspectiva diferente sob o mesmo cheiro, levando a diferentes emoções.
A Água de Cheiro, pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, separou alguns aromas, com explicações sobre como e por quê essas essências afetam o humor. Confira:
Baunilha
Essências com notas de baunilha, trazem lembranças da infância – como sorvete e biscoito -, pois eram comuns esses alimentos serem consumidos como recompensa e em momentos de prazer. Por isso, o aroma carrega efeito relaxante e de conforto.
Cítricos
Perfumes com notas cítricas, como laranja e limão, estão associados ao bom humor. Isso porque a essência está ligada ao frescor e ao revigoramento de energia.
Lavanda
A lavanda, conhecida como tranquilizante natural, faz com que os perfumes com suas notas ofereçam a mesma referência, regularizando a resposta do organismo com o sistema nervoso.
Sobre a Água de Cheiro
Fundada em 1976, em Belo Horizonte, a Água de Cheiro é pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria. Responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca, a marca é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. Com cerca de 140 unidades e mais de 400 produtos em seu portfólio, Água de Cheiro trabalha com linhas próprias e produtos fashion brands mundialmente conhecidas. Ao longo de toda a trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais de sua história.