• Post category:Casa

A organização busca, em sua essência, deixar a vida mais funcional e prática, deixando mais tempo livre – e que poderá ser aproveitado com melhor qualidade. Mas você sabe se organizar de verdade? Você pode até achar que é uma pessoa bem disciplinada, mas com certeza comete alguns erros na hora de deixar as coisas em ordem.

Ser organizado exige planejamento. Planejar evita imprevistos que devoram o nosso tempo. Móveis, acessórios de decoração, roupas, papéis. Tudo que não é funcional fica apenas em seu caminho e torna o dia a dia um pouco mais difícil. E se você vive em um local pequeno, esse tipo de excesso atrapalha ainda mais, pois tudo que entra de novo deve ser calculado com antecedência para não sobrecarregar ainda mais o seu cotidiano. Confira algumas atitudes aliadas desse processo e permita-se deixar sua Vida em Ordem.

DESAPEGO

Muitas vezes precisamos renovar. Mas é interessante que, antes que algo novo chegue, outras coisas, velhas ou sem uso, deixem o espaço. Por isso, para toda renovação é importante trabalhar o desapego. Desfaça-se de roupas que você comprou por impulso e nunca usou, calçados que não são tão confortáveis assim ou outros itens muito gastos que apenas ocupam espaço. Mantenha por perto apenas o que gosta e, com isso, sua rotina para escolher o que usar ficará muito mais simples.

PAPÉIS, PAPÉIS E MAIS PAPÉIS

Documentos, faturas, comprovantes de compra, recibos. Papéis parecem ter vida própria e se multiplicarem em alta velocidade. Procure não acumular contas pagas dentro das gavetas. O ideal é manter um arquivo digital, com foto ou scanner, mantendo os originais pelo prazo de seis meses a um ano. Você também pode ser mais sustentável se pedir para receber faturas digitais e, se pagar pelo banco, também poderá salvar o comprovante digital em uma pasta. Só lembre-se de organizar tudo para não perder o controle financeiro.

GUARDA-ROUPA SAZONAL

Você já tentou desentulhar seu guarda-roupa retirando as peças que estão fora da estação? Não há necessidade de frescos vestidinhos de verão disputarem espaço com pesados casacos de inverno, não é mesmo? Utilize uma caixa plástica ou uma sacola a vácuo para armazenar as peças sem uso da temporada. E quando a estação voltar, você inverte todo o processo.

ESPAÇO PARA COISAS DE POUCO USO

Itens usados em viagens ou situações específicas, como guarda sol, cooler de bebida e malas podem ocupar um espaço reservado para não atrapalhar o acesso a outros itens mais importante para o seu dia a dia. Se você tem uma área externa coberta, um quartinho ou mesmo um armário, reserve esse espaço para coisas que só precisam sair esporadicamente.

DEVOLVA AO LUGAR

Uma dica batida, porém bem difícil de ser cumprida. Seja seu próprio policiador e tente sempre retornar os itens ao seu local de origem. Isso ajuda muito a manter a organização inicial e poupa estresse quando você tiver que recolher coisas pela casa que não guardou. Pense sempre em como será o dia seguinte, tentando não comprometer seu feriado ou final de semana para recolher a bagunça feita durante a semana. Também é válido ter móveis ou acessórios que auxiliam a manter tudo no mesmo lugar sempre – como um porta-chaves, uma caixa para armazenar as contas, um baú, etc.

SEM SOBRECARGA

Lembre-se que organizar é, em boa parte, planejar. Sempre que quiser trazer algo novo para sua rotina, seu escritório, sua casa ou seu armário, veja se aquilo é realmente útil e se você tem espaço para isso. Se a resposta for negativa para um dos dois requisitos, repense. Coisas em excesso apenas deixam sua vida mais atribulada.

Compartilhar matéria no
Vida em Ordem – Erros de organização