Em cartaz pela Sessão Vitrine Petrobras, longa de 1985 considerado clássico do cinema nacional tem no elenco Marcélia Cartaxo, Umberto Magnani e Fernanda Montenegro Considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, ‘A Hora da Estrela’, dirigido por Suzana Amaral e lançado em 1985, estará em cartaz na Sessão Vitrine Petrobras, do Clube de Cinema de Marília (CCM), neste domingo, dia 26 de maio de 2024, às 20 horas. No elenco, estão Marcélia Cartaxo – que interpreta Macabéa, Tamara Taxman, Umberto Magnani e Fernanda Montenegro. O longa é inspirado na obra homônima da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977), sendo um dos romances brasileiros mais lidos de todos os tempos.

A sessão acontece no Clube de Cinema de Marília (CCM), na avenida Sampaio Vidal, nº 245, piso superior, (entrada pelo Museu de Paleontologia de Marília). Os ingressos têm valor reduzido de R$ 12 para o público em geral e associados do CCM terão entrada gratuita. Parte da renda arrecadada será destinada a melhorias no clube. O longa traz a história de Macabéa, uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus (José Dumont), um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho.

Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso, diferente do que a espera. Baseado em um dos livros mais vendidos e cultuados da autora Clarice Lispector, ‘A Hora da Estrela’, de Suzana Amaral, em 1985, ganhou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, para a atriz Marcélia Cartaxo.

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) nomeou o filme como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Além do prêmio no Festival de Berlim, ‘A Hora da Estrela’ foi o grande vencedor do Festival de Brasília de 1985, vencendo em seis categorias: Melhor Filme; Melhor Edição; Melhor Fotografia; Melhor Atriz e Melhor Ator. Depois de sua trajetória de sucesso, foi escolhido pela Embrafilme para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1986.

Resgate da memória do cinema

“Graças ao patrocínio da Petrobras é possível incluir filmes de patrimônio entre os lançamentos da Sessão Vitrine Petrobras, resgatando a memória do audiovisual nacional e favorecendo a formação de uma cultura cinematográfica baseada em referências brasileiras, ação essencial para a valorização do nosso cinema”, destacou Silvia Cruz, criadora do projeto e sócia fundadora da Vitrine Filmes.

Conhecida por oferecer ingressos a preços acessíveis, a Sessão Vitrine Petrobras já atraiu milhares de espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios no Brasil.  Com uma rede de cinemas parceiros, além do acesso por plataformas digitais, a proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura.

Serviço

Sessão Vitrine Petrobras

‘A Hora da Estrela’
(96 minutos)
Domingo, dia 26 de maio de 2024
às 20h
Participação: R$ 12,00 público em geral. Associados do CCM a entrada gratuita
Clube de Cinema de Marília – avenida Sampaio Vidal, nº 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia)

Informações: https://www.instagram.com/clubedecinemademarilia/



Fotos: Divulgação

Compartilhar matéria no
‘A Hora da Estrela’, filme inspirado na obra de Clarice Lispector, será exibido pelo CCM Marília neste domingo