Uma “Ação Rotária” desenvolvida pelos oito clubes rotários da cidade de Marília e um da cidade de Vera Cruz, todos no Distrito 4510 do Rotary International, ajudou na elevação de 40% no número de doações de sangue na região, junto ao Hemocentro do Hospital das Clínica de Marília, responsável por 62 municípios na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo. Esta iniciativa foi do grupo de presidentes dos clubes rotários de Marília e Vera Cruz que iniciaram a gestão 2022-23 a partir do dia primeiro de julho, quando até o dia 30, promoveram esta campanha de conscientização. “Excelente ação rotária, mostrando a importância da consciência em ajudar aqueles que passam por momentos delicados, e ao mesmo tempo mostrando à força de nossa rede de relacionamentos”, elogiou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o advogado Murillo Alvarez Alves, associado ao Rotary Club de Piratininga, que esteve presente no último dia da campanha, doando sangue e fortalecendo a campanha.
De acordo com a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, a empresária Marta Raphael Azevedo, a ideia do grupo foi de iniciar a gestão realizando uma ação humanitária, como é o caso da doação de sangue. “Uma doação de sangue beneficia quatro pessoas, e são pessoas que não conhecemos”, disse a rotariana que mobilizou um bom número de pessoas que doaram sangue em julho. “A consciência da doação é um ato humanitário”, reforçou o dentista Juliano Oliveira, presidente do Rotary Club de Marília de Dirceu. “Precisamos fazer com que haja doadores constantes e frequentes”, reforçou o advogado Marco Fragoso, presidente do Rotary Club de Marília-Leste. “O ideal seria que as doações fossem diárias e em grande quantidade, afinal, são dezenas de pessoas que necessitam todos os dias”, lembrou o empresário Valter Luis Cavina, presidente do Rotary Club de Marília.
Neste mês de julho do ano passado foram registrados 1078 doadores aptos, enquanto que neste ano foram 1485 doadores registrados. “Esta doação de 407 doadores a mais é relevante”, disse o empresário Robson Carvalho, presidente do Rotary Club de Marília-Tradição. “São doadores de diversas cidades do entorno de Marília”, lembrou o publicitário Felipe Orlando, presidente do Rotary Club de Vera Cruz, que mobilizou a cidade vizinha para a campanha, também. “Fizemos uma campanha nas mídias sociais e pessoalmente”, exemplificou o dentista Fábio Ucles, presidente do Rotary Club de Marília-4 de abril. “Além de familiares e amigos que aceitaram o convite”, acrescentou Gilberto da Silva Mello Neto, presidente do Rotary Club de Marília-Alto Cafezal. “Quem não pôde doar, conseguiu outras pessoas para doares”, lembrou o policial militar Marcos Farto, presidente do Rotary Club de Marília-Coroados.
Os Governadores Assistentes, Laércio Gonçalves Domingues e Hederaldo Joel Benetti, bem como o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2011-12, Márcio Cavalca Medeiros, estiveram presentes no encerramento da campanha, recepcionando o Governador Murillo Alvarez Alves e também fortaleceram a campanha. “Uma excelente iniciativa que pode ser continuada nos próximos anos”, sugeriu Laércio Gonçalves Domingues. “E ampliada para outras cidades e regiões do nosso distrito”, destacou Hederaldo Joel Benetti. “O importante é mostrar que é possível fazer, e fazer”, frisou Márcio Cavalca Medeiros. “Os rotarianos são pessoas em ação, em beneficio na humanidade”, resumiu Murillo Alvarez Alves.