A Anvisa acaba de aprovar novos procedimentos que liberam imediatamente a produção de álcool em gel e outros, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao Coronavírus. As empresas fabricantes de medicamentos e cosméticos terão a permissão de fabricar e comercializar preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais sem prévia autorização da Anvisa.

A Associação Paulista dos Supermercados – APAS já vinha acompanhando as tratativas da ABRAS com a Anvisa e, segundo o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, “essa decisão deverá suprir a oferta de álcool em gel em quantidade suficiente do produto até derrotarmos essa pandemia”, disse.
A permissão às empresas fabricantes de medicamento refere-se às seguintes preparações oficinais: álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel; álcool isopropílico glicerinado 75% e digliconato de clorexidina 0,5%.

Para as empresas fabricantes de cosméticos e saneantes a permissão de fabricar e comercializar se aplica, exclusivamente, ao álcool 70%. Os supermercados esperavam essa ação de velocidade de produção dos fabricantes para poder oferecer o produto pelo preço de custo, a partir do dia 23 de março, o que facilitará o acesso aos consumidores.

Compartilhar matéria no
Anvisa libera empresas para produzirem álcool em gel