Após a Câmara de Marília registrar surto de covid-19, a Divisão de Vigilância Epidemiológica confirmou um novo surto da doença, agora na Prefeitura de Marília. Ao todo, Legislativo e Executivo estão com 11 funcionários infectados, oito na prefeitura e três na Câmara.
A testagem em massa foi motivada pela confirmação inicial de três casos, dois no Poder Legislativo e um no Executivo.

Na quarta-feira (16), a Vigilância Epidemiológica realizou 70 testes rápidos na sede da Secretaria Municipal de Saúde nos funcionários das repartições públicas – 40 exames em servidores da prefeitura e 30 em funcionários da Câmara.

Dos 40 testes em servidores do Paço Municipal, sete pessoas testaram positivo. Já os 30 exames feitos nos funcionários do Legislativo resultaram em uma nova confirmação.

A legislação sanitária considera surto quando há ao menos dois casos confirmados no mesmo local de trabalho ou empresa no período de 21 dias.
“É importante separar os casos da Prefeitura e da Câmara Municipal, pois são locais distintos. Como recebemos informações sobre casos positivos nos dois setores, fizemos uma ampliação da testagem, contemplado os dois lugares. Fizemos um levantamento de contato direto dos casos positivos e constatamos que eles tiveram contato com muitas pessoas. Diante dessa informação, todos foram convocados e testados”, explicou Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Alessandra Mosquini foi questionada se o prefeito Daniel Alonso (PSDB) teve contato com algum dos casos. “O prefeito não teve contato com nenhum caso positivo. Por isso não participou da testagem. Caso ele tivesse tido o contato, ele faria o exame”, esclareceu a supervisora.

Afastamento
Após a confirmação dos casos na Câmara e na prefeitura, todos os funcionários infectados foram imediatamente afastados. Eles foram orientados a realizar a quarentena domiciliar, sem manter contato com os familiares.

“O procedimento é o mesmo, como em qualquer outro lugar ou empresa com surto da covid-19. Inicialmente é feita a sanitização no ambiente de trabalho, os funcionários são afastados e orientados a seguir o protocolo com suas famílias para depois retornar ao trabalho”, esclareceu.
Os locais de trabalho onde os profissionais atuam passaram por sanitização na terça-feira (15). Em relação ao funcionamento nas repartições públicas, a supervisora Alessandra Mosquini informou que o trabalho seguirá sem interrupções.

“No local de trabalho, todos devem utilizar máscaras para evitar o contágio, manter o distanciamento social e o uso constante de álcool em gel. As práticas cotidianas de enfrentamento ao coronavírus não podem ser relaxadas. Agora é hora de redobrar o cuidado”, concluiu.

Mais 82 casos
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã desta quinta-feira (17) mais 82 casos de covid-19. Com os novos registros, a cidade soma 6.762 casos da doença desde o início da pandemia. A secretaria informou ainda que um óbito suspeito está sendo investigado.

Marília registrou, até agora, 95 óbitos em decorrência da covid-19. Ao todo, foram 6.520 casos curados. Atualmente existem 147 casos em transmissão e 1.701 casos suspeitos ainda aguardam resultados de exames. Foram descartados 25.062 casos desde o início da pandemia.

Na manhã desta quinta-feira (17) havia 58 pacientes internados, sendo 35 com confirmação de covid e outros 23 com suspeitas da doença.

Compartilhar matéria no
Após surto de covid-19 na Câmara, Vigilância Epidemiológica confirma surto na prefeitura
Surto de coronavírus é confirmado na Prefeitura de Marília: oito infectados