O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, está alertando a comunidade em geral para a evolução no antigo “Golpe do Boleto”, quando bandidos adulteram os boletos bancários para extraviarem o pagamento. “A cada ano a evolução é maior e isso faz com que o lojista mude de comportamento”, disse o dirigente ao apresentar a última versão em prática entre os associados da entidade, em virtude de que o boleto falso está em nome da associação comercial mariliense. “Agora eles adulteraram o código de barras”, apontou ao acompanhar a evolução do golpe nas últimas décadas. “Da mesma forma que eles mudam de atitudes, os comerciantes precisam mudar e aumentar a atenção”, opinou ao fazer o alerta que pode estar acontecendo em outras cobranças bancárias com outras instituições. “É preciso desconfiar sempre”, frisou ao lamentar a ação fraudulenta.

Recentemente um associado encaminhou para entidade o pagamento que fez pelo “boleto bancário”, que uma vez pago, não baixou o valor no sistema de cobrança. Ao fazer o comparativo percebeu-se que aparentemente estava tudo certo, porém, ao verificarem os dados do código de barras, notou-se diferença. “Nossa cobrança é feita pelo Sicredi e a cobrança encaminhava o pagamento para o Banco Itaú”, disse José Augusto Gomes ao reconhecer que um desavisado jamais perceberia isso. “O boleto vem com a marca de nossa instituição financeira, mas os números e o código de barras é de outro banco”, reforçou ao sugerir atenção em qualquer mudança de comportamento de qualquer credor. “A desconfiança é a nossa única arma e é preciso verificar antes de pagar”, argumentou ao sugerir sempre atenção neste sentido, afinal, uma vez pago o valor jamais retornará. “É impossível rastrear”, admite.

De acordo com José Augusto Gomes ao efetuar o pagamento é preciso conferir item por item. “Mudança de valor, recebimento da cobrança de outra forma, característica do boleto, ou qualquer detalhe diferente é preciso conferir antes de pagar”, ensinou ao lembrar o fato de que toda instituição financeira apresenta os dados do documento, antes de concluir a operação. “Mudou de banco ou de credor, não pague”, falou ao alertar, também, para os nomes semelhantes, parecidos, vinculados, siglas, genéricos e tudo mais. “Somos, muitas vezes, confundidos com: associação comercial do Brasil, associação comercial do Estado de São Paulo, associação comercial e empresarial, associação comercial da alta paulista, associação comercial mariliense, e tantos outros nomes falsos semelhantes que confundem mesmo”, explicou ao sugerir atenção, tranquilidade e sem pressa para efetuar qualquer pagamento. “Tenha junto sempre o vínculo daquilo que esteja pagando”, orienta.

O superintendente da associação comercial comenta que o golpista quer confundir o comerciante e de preferência em dias e horários tensos. “Não são todos os lojistas que estão preparados, que são especialistas e estão alertados”, falou ao reforçar o pedido de atenção para todo e qualquer pagamento. “Muita gente não sabe o que está pagando, por temer cobranças judiciais, pagamentos de juro e multa, ou até mesmo ter uma fiscalização ou algo parecido”, frisou ao repetir a necessidade de atenção e tranquilidade. “Uma vez criando protocolo ou hábitos de pagamento, e até verificação por mais pessoas, podem ajudar e evitar ser vítima de golpes como este”, sugere o dirigente da associação comercial ao ser categórico. “Muita gente cai e não denuncia por vergonha. Esse é outro erro”, incentivou as denúncias que sempre preservarão o nome da empresa ou do comerciante. “Quanto mais falarmos, mais pessoas serão alertadas”, acredita.

Compartilhar matéria no
Associação Comercial alerta para evolução do “Golpe do Boleto”. Cuidado redobrado!
José Augusto Gomes alerta para evolução no antigo “Golpe do Boleto”, circulando no comércio de Marília