A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia está organizando novo grupo do Empretec, considerado o principal programa de formação de empreendedores do mundo, envolvendo seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (Onu), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. “Queremos formar um novo grupo na cidade, uma vez que este programa acontece em poucas oportunidades”, disse a presidente da associação comercial local, Marineves da Silva Barros Souza, ao incentivar a participação de empreendedores pompeianos para que estudem e melhorem o perfil, as habilidades e desenvolvam as capacidades empreendedoras. “Serão seis dias cheios de desafios para despertar a identidade empreendedora de cada um”, completou.
De acordo com Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial local, a proposta é oferecer o treinamento para pessoas comprometidas e com desejo de se aprofundar nas questões de gestão e administração de uma empresa. “São 60 horas de capacitação, com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os 10 comportamentos característicos desses perfis”, disse a dirigente que já colocou pessoal da entidade para visitar comerciantes, empresários e lojistas, interessados em participar do curso que será realizado de 25 a 30 de setembro. “O interessado pode mostrar o desejo de participar através do preenchimento eletrônico do formulário de participação prévia”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao apontar o endereço eletrônico: https://forms.gle/cpb4rSLEEBimtdHA9 para o exame de seleção.
Outra forma de buscar informações sobre o programa é entrar no portal eletrônico: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empretec para saber detalhes sobre como participar e preencher ficha prévia de interesse, quando o interessado receberá conteúdos exclusivos do Sebrae sobre o Empretec. “Esse programa é desenvolvido há mais de 27 anos”, lembrou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que chegou a fazer parte de um dos grupos já criados em Pompeia. “São mais de 2 mil pessoas que já tiveram a oportunidade de participar, pois, não é sempre que ele acontece”, acrescentou Marineves da Silva Barros Souza ao lembrar que 60% dos participantes, chamados de “empretecos”, do Mundo, são do Brasil. “Nosso país é muito conhecido como sendo um país de formador de empreendedores”, completou a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia. “Ser empreteco é dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso e encontrar o empreendedor que está dentro da gente”, falou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que recomenda o curso.
Esta capacitação será realizada na sede da associação comercial pompeiana, e conduzido pelo pessoal do Sebrae. “São dias intensos, em que sugiro a pessoa se organizar para as atividades de manhã, tarde e noite”, recordou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, ao solicitar tempo antecipado para organizar o grupo. “Não é para qualquer pessoa”, avisou ao lembrar da época em que participou. “A gente se envolve de uma tal maneira que queremos devorar os livros, fazer as dinâmicas e aprender como ser verdadeiramente empreendedor”, disse ao ser uma entusiasta sobre o programa que volta para Pompeia. “Não se deve perder esta chance”, ressaltou. “De forma alguma”, pontuou.