Serão instaladas cerca de 1 mil câmeras de videomonitoramento e alarmes nos prédios públicos municipais de Marília. O Programa Ronda Azul, que será lançado pela Prefeitura na próxima segunda-feira (16), contará com investimento de R$ 950 mil na tecnologia.

O “BBB de Marília” tem objetivo de promover mais segurança ao patrimônio público. O lançamento será a partir das 9h30 no auditório da Prefeitura de Marília, situado no 2º andar do Paço Municipal.

Além do chefe do Executivo, a solenidade de lançamento vai reunir diversas autoridades, como vereadores, secretários municipais e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) e Comus (Conselho Municipal da Saúde), entre outras.

O programa foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, atendendo solicitação do prefeito Daniel Alonso. O Ronda Azul prevê a instalação de câmeras de segurança e alarmes nos prédios públicos municipais, como escolas, unidades de saúde, serviços da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), Ganha Tempo e secretarias municipais externas, como Cultura; Esportes, Lazer e Juventude; Meio Ambiente e Limpeza Pública; Obras Públicas; Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; entre outros.

O programa irá contemplar também o Terminal Rodoviário Urbano, que já conta com 17 câmeras e passará para um total de 30 câmeras. Além da instalação das câmeras e dos alarmes, o Programa Ronda Azul terá um Centro Operacional, que irá funcionar 24 horas por dia.

O projeto terá também uma linha 0800 à disposição da população, que entrará em funcionamento após a inauguração desse Centro Operacional, prevista para 60 dias. A linha terá o número 0800-343-2800.

Para o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, i a central de videomonitoramento terá capacidade para armazenar 360 terabytes de imagens. “Será mais um grande avanço da nossa cidade na área de Tecnologia da Informação. Cada local que integrar o Programa Ronda Azul terá um kit, formado por câmeras, alarmes, placa indicativa do monitoramento e um LED Azul.”

O programa será conduzido pelos Agentes Municipais de Vigilância Patrimonial, com todo apoio da Coordenadoria de Serviços de Vigilância, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, e da Polícia Militar.

Compartilhar matéria no
BBB Marília’: Prefeitura vai instalar  cerca de 1 mil câmeras na cidade