O CER – Centro de Estudos Rotários, em desenvolvimento há 29 anos no Rio de Janeiro, no Distrito 4571 do Rotary International, foi amplamente explicado aos rotarianos que fazem parte do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, que assistiram a exposição, através de plataforma de conversação virtual, do advogado Henrique Sampaio Ferreira, que faz parte do CER do Rio de Janeiro, e que teve a oportunidade de presidi-lo na gestão 2015-16, antes de assumir o cargo de Governador do Distrito 4571 do Rotary International na Gestão 2017-18. “Foi possível tirar uma série de dúvidas e esclarecer alguns pontos de forma clara e objetiva”, disse o coordenador do evento realizado pela Plataforma Zoom, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, que ao lado de um grupo de mais de 80 rotarianos do interior paulista, eles estão se mobilizando neste sentido de aperfeiçoar os estudos rotários.

Durante as 2 horas de evento, Henrique Sampaio Ferreira falou sobre o surgimento do movimento no Rio de Janeiro e como se desenvolveu nestas quase três décadas de atuação. Comentou os diversos modelos utilizados, mas sempre ressaltou o interesse do pessoal em estudar, aprender e debater sobre temas rotários dos mais diversos. “Passamos por várias situações e hoje temos o nosso Estatuto e o Regimento Interno, e nos reunimos mensalmente, por enquanto, de forma virtual”, falou ao explicar as transformações que o grupo carioca passou com os encontros em sede, clubes e de forma itinerante, e hoje apenas eletrônica. “Vamos voltar em breve a nos encontrar presencialmente”, falou.

O Centro de Estudos Rotários é um movimento independente formado por rotarianos com interesse em se aprofundar nos estudos rotários, principalmente sobre assuntos de gestão, programas e ações sobre o Rotary International e a fundação dos rotarianos, a The Rotary Foundation. “Conheci esse modelo no Rio de Janeiro em 2012 e de lá para cá tenho acompanho e considerado uma excelente forma de aprendizado rotário”, comentou o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, que também esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “Aqui no interior paulista, vamos atrelar os estudos da nossa Central de Aprendizagem, do Portal My Rotary, com os encontros híbridos do CER”, explicou o coordenador paulista ao sugerir encontros quinzenais (por enquanto) de forma rotativa, cada um em um dia da semana diferente, duas horas por encontro, sempre das 19h30 às 21h30. “Primeiro estudamos pela Central de Aprendizagem do Rotary e depois conversamos no encontro híbrido, naturalmente sobre o mesmo tema”, comentou.

O expositor Henrique Sampaio Correio respondeu inúmeras perguntas. Depois da exposição conceitual a maior parte foi no esclarecimento e nas sugestões de ideias. “Essa é a essência do CER: interagir”, disse o convidado do Rio de Janeiro ao parabenizar o grupo paulista da região centro-oeste a utilizar o modelo do CER do Rio de Janeiro. “Existe interesse de paranaenses, sul-mato-grossenses e até outro grupo paulista em criar um Centro de Estudos Rotários local”, disse o dirigente carioca satisfeito com a aceitação do modelo utilizado no Rio de Janeiro. “O importante é que os rotarianos compromissados tenham a oportunidade de se reunir e esclarecer dúvidas sobre a organização mundial”, disse Márcio Cavalca Medeiros ao ajudar na formação do grupo do interior paulista.

Este foi o segundo encontro expositivo do CER Cleuto José Magnani do Distrito 4510 do Rotary International, sendo o primeiro dedicado a esclarecimentos sobre o Portal My Rotary. O próximo encontro na primeira quinzena de dezembro será sobre a Imagem Pública, conforme o planejamento prévio já estabelecido pelo grupo paulista. “Aos poucos vamos tomando corpo, nos fortalecendo e em breve estaremos num ritmo mais tranquilo, principalmente para a Gestão 2024-25”, disse Márcio Cavalca Medeiros. 

Compartilhar matéria no
Centro de Estudos Rotários é apresentado com detalhes
Henrique Sampaio Ferreira, do CER do Distrito 4571 do Rotary International, esclareceu dúvidas sobre a organização do grupo