A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou na manhã desta quinta-feira (10) mais duas mortes por covid-19, chegando a 91 óbitos pela doença no município desde o início da pandemia.
O primeiro óbito é de uma mulher, de 77 anos, com hipertensão arterial, que apresentou início dos sintomas no dia 10 de novembro. Ela compareceu à UBS do JK no mesmo dia, pois estava sintomática e era contato direto domiciliar com caso positivo para covid-19.
A paciente foi avaliada e medicada. No dia 13, retornou para a coleta do exame, com liberação do resultado positivo para covid no dia 16. No dia seguinte, retornou à UBS com piora do quadro, sendo avaliada e encaminhada para o serviço de pronto atendimento e posteriormente para internação no ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário). A idosa morreu na quarta-feira (9).
O outro óbito é de uma mulher, de 43 anos, com diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Ela apresentou início de sintomas no dia 26 de novembro, com febre, tosse, dificuldade de respirar, dor de cabeça e dor abdominal.
Não procurou o serviço municipal de saúde, mas colheu exame em serviço privado dia 1º de dezembro, com resultado positivo para covid-19 liberado no dia 4. A paciente foi internada nesse mesmo dia no ABHU, mas morreu também na quarta-feira (9).
“A Secretaria Municipal da Saúde lamenta a perda de mais duas vidas e se solidariza com os familiares, além de reforçar o alerta de cuidados com os idosos e portadores de doenças crônicas que, preferencialmente, devem ficar em casa durante esse período de pandemia”, declarou a pasta, por meio de nota.
Marília tem, até agora, 6.361 casos confirmados e outros 6.190 casos curados. Atualmente existem 80 casos em transmissão. São 56 pacientes internados, sendo 31 com a confirmação da covid e outros 25 com suspeitas da doença. Ao todo, 24.080 casos já foram descartados e 2.111 casos suspeitos aguardam resultados de exames.