O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Adriano Luiz Martins, participou da última reunião realizada na sede da federação, na capital paulista, quando dois assuntos importantes para as mais de 400 associações comerciais paulistas centralizaram as discussões: a normalização do sistema envolvendo a certificação digital e também sobre a implementação das unidades de atendimento da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). “São serviços que estão ligados diretamente a todas associações comerciais do nosso estado”, disse o dirigente de Marília que representa 20 associações comerciais localizadas na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, denominada de Região Administrativa de número 15 pela Facesp. “E dois serviços importante no dia a dia das entidades”, ressaltou.

O CEO da Certisign, Marco Américo, participou desta reunião ordinária conjunta dos Conselhos Diretor e Gestor da Facesp, que acontece regularmente. Ao lado do diretor de Relações Institucionais da empresa, Leonardo Gonçalves, Marco Américo detalhou aos vice-presidentes da federação as medidas adotadas após o período de intermitências surgidas no sistema de certificado digital. “Enfrentamos muitos desafios para mantermos a operação. Estamos trabalhando dia e noite. Temos plena consciência do quão difícil está sendo este período para as associações comerciais e pedimos desculpas, porém, garanto a vocês que somos os principais interessados na resolução do problema e na normalização do serviço”, disse Marco Américo, durante reunião realizada na Facesp, quando os vice-presidentes relataram os diversos transtornos causados nas entidades e exigiram que a empresa busque meios de amenizar os problemas. “Solicitamos, ainda, uma nova estratégia comercial de atuação, com o objetivo de ampliar a competividade do sistema de associações comerciais”, disse Adriano Luiz Martins.

A reunião dos vice-presidentes também contou com um balanço da implementação das unidades de atendimento da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). Vinte e cinco Associações Comerciais da Rede Facesp já contam com o serviço e outras 12 entidades estão em processo de formalização e operacionalização. O balanço foi apresentado pelo superintendente de Produtos e Serviços da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), Maurici Dias Gomes. A CBMAE opera em parceria com a Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial (CEMAAC), suprindo uma importante necessidade das empresas brasileiras, no sentido da resolução de conflitos, além de dar mais subsídios para que Federações e Associações Comerciais ofereçam melhores serviços e cresçam, institucional e financeiramente em suas regiões.

Assuntos como “Plano de Fortalecimento” das associações comerciais (Pfor), bem como assuntos como mensalidades, validação dos parâmetros de referência para o Plano de Desenvolvimento Operacional (PDO), e ainda detalhes sobre o Cmec, também foram assuntos discutidos entre os vice- presidentes nesta reunião ordinária conjunta dos Conselhos Diretor e Gestor da Facesp, realizada sempre na capital paulista na sede da entidade no centro paulistano, na Rua Boa Vista, perto do Pátio do Colégio. “As reuniões são importantes, pois, são muitos os programas e serviços que as associações comerciais utilizam da Facesp e precisamos de um alinhamento próximo para que haja benefícios para todos”, comentou Adriano Luiz Martins.

Compartilhar matéria no
Comerciantes: Certificação Digital e Arbitragem são discutidas em reunião da Facesp que envolve 400 associações.
Adriano Luiz Martins, como vice-presidente da Facesp, participa de importante reunião realizada na sede em São Paulo