A oferta de vagas em creches municipais vem crescendo, mas ainda não foi suficiente para acabar com a fila de espera das crianças. A Secretaria Municipal da Educação admitiu que, na quinta-feira (19), havia 81 crianças aguardando vaga para conseguir efetivar a matrícula. A maior demanda por vagas em creches hoje é de famílias que moram na Zona Norte.
A fila de espera é motivo de preocupação para os pais. A operadora de caixa Rafaela Gonçalves da Silva, 26, já quer garantir vaga para a filha recém-nascida Marina para o ano que vem, já que em março em 2021 a bebê já estará na idade de ingressar na rede municipal, quatro meses.
“Trabalho em horário comercial e minha mãe trabalha como cuidadora de idosos até as 15h, então minha filha não vai ter com quem ficar. Estou me antecipando para garantir a vaga e deixar tudo certo pro ano que vem”, afirmou.
Rafaela declarou que tentou ligar no telefone da Secretaria Municipal da Educação, mas não consegue contato. Pelo site, afirmou que a inscrição não é aceita por causa da idade da Marina (hoje a criança tem menos de quatro meses).
Oferta
Para o ano letivo de 2021, a secretaria pretende ofertar cerca de 2.300 vagas para crianças com idades entre quatro meses e três anos, atendidas em 40 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e em mais três unidades parceiras (Amélie Boudet, Lar da Criança e Restaurante Infantil). De acordo com a pasta, 1.074 alunos novos já conseguiram garantir vaga para o ano letivo de 2021.
A secretaria declarou que está expandindo o número de vagas. Segundo Andréa Spina, assistente técnico da educação básica da Secretaria Municipal da Educação, a Emei no Jardim Maracá, Zona Norte, começará a funcionar no início do ano letivo de 2021. Ao todo, serão atendidas cerca de 470 crianças com idades entre 4 meses e 5 anos.
“Além disso, a secretaria está finalizando as reformas na Emei Sementinha, no Jardim Planalto (Zona Sul), e na Emei Estrelinha Dourada, no Jânio Quadros (Zona Norte), entre outras. Ambas estarão prontas antes de começar o próximo ano letivo. Para 2021, temos ainda programadas reformas e ampliações de algumas escolas e a construção de novas unidades está em estudos”, destacou Andréa.
Inscrições
O processo de inscrições para a Central de Vagas começou em setembro e segue aberto para crianças de quatro meses a três anos de idade. O atendimento está sendo feito mediante agendamento eletrônico, por meio da página: agendamento.marilia.sp.gov.br.
O atendimento está sendo feito com dia e hora marcada, conforme agendamento, atendendo apenas uma pessoa por família, sendo o obrigatório o uso de máscara.
Os documentos necessários para a inscrição são certidão de nascimento da criança; comprovante de endereço no nome da mãe ou do pai; CPF do responsável; Cartão Bolsa Família (se tiver); e atestado de trabalho da mãe e do pai (quando for o caso). O telefone da Secretaria Municipal de Educação para mais informações é: (14) 3402-6300.